Fátima, 14 Mai 2020 (ECCLESIA) – O Santuário de Fátima cancelou a peregrinação das crianças, dia 10 de junho, mas a campanha de maio mantém-se e desafia crianças e famílias a fazerem uma peregrinação interior, a partir do coração.

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, anunciou que este ano não será possível realizar a Peregrinação das Crianças, a 10 de junho, para “evitar o risco de contágio” com o novo coronavírus, propondo em 2020 uma peregrinação “digital”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Eu não quero que vocês, amiguitos e amiguitas, sejam contagiados pelo vírus” afirmou dirigindo-se aos mais pequenos, como é hábito na palavra final que dirige aos peregrinos nas grandes celebrações aniversárias.

O Santuário de Fátima no presente ano pastoral está a dinamizar uma proposta pastoral para os mais novos intitulada «Peregrinação do coração: a alegria de ser santo».

A proposta «Peregrinação do coração» tem como objetivo sublinhar que a primeira e “mais importante das peregrinações” é possível de realizar mesmo a partir de casa, pois acontece na “abertura e transformação do coração em Deus”.

Esta iniciativa visa mostrar que “a santidade ou a vida em Deus não é senão esta transformação que produz uma alegria profunda e verdadeira” e assim aconteceu com os pastorinhos de Fátima, a quem a Virgem Maria, logo na primeira Aparição, em 13 de maio, “infundiu no peito uma luz intensa «na qual se viram a si mesmos em Deus», que era essa luz, levando-os à oferta total do coração a Deus e à mudança de vida”.

Indo ao encontro da celebração do centenário da primeira imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e do centenário da morte de Santa Jacinta Marto – duas efemérides que o Santuário comemora em 2020, o itinerário é proposto através de uma banda desenhada a ser completada pelas crianças, disponível em suporte digital para ser descarregada e impressa, que pretende proporcionar um itinerário interior em cinco etapas.

Este ano, e devido à excecionalidade do momento, que obriga a que a catequese seja feita em moldes diferentes, a divulgação dos materiais da campanha de maio é feita em colaboração com o Secretariado Nacional de Educação Cristã.

LFS

Partilhar:
Share