Lisboa, 06 mai 2019 (Ecclesia) – A comunidade da Capela do Rato convidou D. José Tolentino, bibliotecário e arquivista da Santa Sé, para a sessão de encerramento do curso de ‘Filosofia, Literatura, Espiritualidade’, às 18h30 de 16 de maio.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o capelão da Capela do Rato explica que o arcebispo português vai falar sobre o seu ministério eclesial na Biblioteca Apostólica e no Arquivo secreto do Vaticano.

O padre António Martins assinala que a conferência de D. José Tolentino vai ter “a dimensão de partilha”, no dia 16 de maio, a partir das 18h30, na Capela do Rato, em Lisboa.

O sacerdote madeirense, então vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, foi nomeado pelo Papa Francisco arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, elevando-o à dignidade de arcebispo, a 26 de junho de 2018, e as novas funções começaram depois no dia 1 de setembro.

O curso de ‘Filosofia, Literatura, Espiritualidade’, com a coordenação científica de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, termina hoje com uma sessão dedicada ao livro ‘Silêncio’ da escritora e professora universitária portuguesa Teolinda Gersão, apresentado por Isabel Rocheta.

As sessões, entre as 18h15 às 20h00, começaram a 21 de janeiro, e os participantes refletiram sobre livros como ‘Cartas e Escritos da Prisão’ de Dietrich Bonhöffer, ‘O Principezinho’ de Saint-Exupéry, a Encíclica do Papa Francisco ‘Laudato si’, ‘A Gravidade e a Graça’ de Simone Weil.

CB/OC

(Notícia atualizada às 09h06, 07 mai 2019, com informação do local)

Partilhar:
Share