Peregrinação nas dioceses espanholas decorre até 29 de outubro

Lisboa, 08 set 2021 (Ecclesia) – A Diocese de Ciudad Rodrigo despediu-se dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Lisboa 2023) que continuam a sua peregrinação em Espanha pela Arquidiocese de Oviedo.

A Diocese espanhola de Ciudad Rodrigo despediu-se da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora ‘Maria Salus Populi Romani’ com uma Eucaristia na Capela do Convento das Carmelitas, presidida pelo delegado da Pastoral Juvenil, padre Anselmo Matilla Santos, e o administrador apostólico, D. Jesús García Burillo.

Nas palavras de despedida, o bispo realçou o significado da Cruz e do Ícone mariano, que têm sido contemplados e venerados por milhões de jovens em todo o mundo.

D. Jesús García Burillo, na celebração de acolhimento dos símbolos, encorajou os jovens a não temerem, lembrando as palavras do profeta Isaías: “Seja forte, não tenha medo porque ele vem pessoalmente e vai-te salvar”.

“Esta é a chave para a nossa segurança na vida: o Senhor está connosco”, acrescentou o administrador apostólico de Ciudad Rodrigo, assinalando que para que o Senhor se aproxime precisam de se “abrir para a palavra de Deus” e mobilizou os jovens a saírem do seu caminho “para ajudar os outros”.

Foto Diocese de Ciudad Rodrigo

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz e o Ícone de Maria, estão agora a peregrinar pela Arquidiocese de Oviedo, na comunidade autónoma das Astúrias, e vão continuar o seu percurso pelas dioceses de Espanha até ao dia 29 de outubro.

A conclusão da peregrinação termina em Ayamonte, na Diocese de Huelva, com uma Eucaristia, às 18h30, menos uma hora em Lisboa, e uma cerimónia de despedida, que termina com a travessia dos símbolos no rio Guadiana, para Portugal.

Os símbolos da JMJ já peregrinaram pelas dioceses de Angola e da Polónia, estando prevista a peregrinação em Portugal a partir do mês de novembro deste ano e até julho de 2023, em todas as dioceses portuguesas.

A Cruz da JMJ foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens em abril de 1984 e marcou o início de uma peregrinação da juventude de todo o mundo; em 2000, o mesmo pontífice confiou aos jovens uma cópia do Ícone de Nossa Senhora ‘Maria Salus Populi Romani’.

A cruz de madeira mede 380 cm de altura e pesa 31 kg; os braços medem 175 cm de largura e os painéis em madeira medem 25 cm de largura, e o Ícone de Maria mede 118 cm de altura, tem 79 cm de largura e 5 cm de profundidade, pesando 15 Kg.

CB/PR

 

JMJ Lisboa 2023: Símbolos das jornadas iniciam peregrinação em Espanha na fronteira de Vilar Formoso (c/fotos)

Partilhar:
Share