Professores desafiados a «partilhar sorrisos» preparam novo ano letivo 2019/2020

Foto Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar da Guarda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Guarda, 15 jul 2019 (Ecclesia) – O Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar da Guarda reuniu os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) onde aprovaram o plano de atividades a implementar no próximo ano pastoral 2019/2020, na última reunião do atual ano letivo.

“A disciplina de EMRC continua a ser referência na vida de muitos alunos, da nossa diocese e também das suas famílias que fazem opções com sentido”, explica em comunicado a professora Estela Cristina Brito, responsável do departamento diocesano.

Do plano de atividades para o próximo ano pastoral 2019/2020 destaca-se, por exemplo, o 23º Interescolas Diocesano, com o tema ‘EMRC: Somos o rosto da Alegria!’, a 24 de março de 2020, em Pinhel, e o 3º Encontro dos alunos do 9º ano de escolaridade, ‘EMRC: A Opção com Sentido!’, dia 22 de abril, em Seia.

Já o projeto ‘Partilho Sorrisos!’ vai desafiar os alunos do 1º, 2º e 3º ciclo a escrever histórias e poemas sobre “a identidade da disciplina de EMRC” quanto à educação para os valores e o objetivo “é editar um livro”.

A dinâmica para os tempos litúrgicos do Advento e Quaresma vai estar relacionada com a pedagogia do “serviço e voluntariado” e a campanha solidária é para a valência da Cáritas diocesana ‘Nascer’.

Os alunos vão ter oportunidade de ver a exposição itinerante ‘Migrações e Desenvolvimento’, no contexto do Projeto ‘Mind – Migrações, Integração e Desenvolvimento’ da Cáritas Portuguesa.

Foto Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar da Guarda

Já no programa dos alunos do Ensino Secundário destacam-se quatro aulas a partir do tema das próximas Jornadas Mundiais da Juventude, que o Papa Francisco anunciou a 22 de junho, e cuja celebração internacional vai decorrer em Lisboa no verão de 2022.

O departamento diocesano também angariou 750€ com a campanha solidária ‘Um sorriso para Nampula’, Moçambique, um projeto da responsabilidade dos Missionários de S. João Batista.

A última reunião de professores de EMRC do atual ano letivo, que se realizou em Almeida, foi também uma oportunidade para a partilha de experiências e avaliação das atividades realizadas – como o encontro do 9º ano -, e os docentes ainda visitaram o memorial dedicado a Aristides Sousa Mendes, em Vilar Formoso.

“Num mundo em constante mudança, somos chamados a partilhar sorrisos que transformem os corações daqueles que cuidamos todos os dias, nas nossas escolas”, lê-se no comunicado.

Na Diocese da Guarda, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica está presente em todo o sistema de ensino, desde o 1º ciclo até ao ensino secundário, e a partir do próximo ano letivo também nos cursos profissionais, como “disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa, com uma carga horária nunca inferior a 81 horas, a distribuir pelos três anos do ciclo de formação”.

CB

Igreja/Ensino: Bispo da Guarda incentiva à inscrição na disciplina de EMRC

Partilhar:
Share