Emprego: Cáritas de Leiria vai organizar sessão de apresentação sobre Grupos de Interajuda Social

Projeto nacional pretende ser uma «janela aberta» para a procura de trabalho e prevenir a «depressão» entre os desempregados

Lisboa, 07 nov 2012 (Ecclesia) – O Seminário de Leiria-Fátima acolhe hoje a apresentação do projeto GIAS – Grupos de Interajuda Social, iniciativa que a Cáritas está a promover a nível nacional para combater o desemprego e suas consequências. 

De acordo com uma nota publicada na internet pelo gabinete diocesano de informação e comunicação, o evento está previsto para as 16h00, na aula magna daquela instituição educativa e vocacional católica, tem entrada livre e é organizado pela Cáritas de Leiria. 

O GIAS – sublinha o texto – pretende ser uma “janela aberta” para a troca de informações e experiências na procura de trabalho, ao mesmo tempo que procura prevenir o “isolamento” e a “depressão” a que “cada desempregado” está sujeito.

A Cáritas Portuguesa está “neste momento” a apostar “na divulgação junto das instituições que possam colaborar, sobretudo, na formação de voluntários para dinamizarem e coordenarem a ação de tais grupos de interajuda”. 

No plano local, a Cáritas leiriense quer contribuir para ampliar esse esforço de promoção, funcionando como “elo de ligação” entre os núcleos que forem entretanto criados.

A apresentação dos GIAS, para a qual estão “especialmente convidados os grupos de ação sociocaritativa da diocese e todas as organizações e instituições que cooperam na área social”, vai contar com a presença do bispo de Leria-Fátima, D. António Marto. 

Destaque ainda para a participação de representantes da Cáritas Portuguesa e do delegado regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Pedro Amaro, que vai refletir sobre “a problemática do desemprego na vida social e familiar”.

GIC/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top