Celebração ecuménica nacional decorreu em formato online com a participação de comunidades e líderes de Igrejas Cristãs

Figueira da Foz, 23 Jan 2021 (Ecclesia) – O representante do Departamento de Ecumenismo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse, este sábado, na celebração ecuménica nacional que “este momento altamente significativo” é vivido “em tempos difíceis”, mas nas dificuldades “os cristãos querem ficar cada vez mais unidos”.

Na celebração realizada na Figueira da Foz (Diocese de Coimbra) em formato online, D. Manuel Felício realçou que o trecho bíblico de São João (João 15,5-9) – «Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos» e tema do Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos desde – convida “a dar muito fruto” e “aprofundar a relação dos cristãos com a cepa que é Cristo”

Na primeira homilia da celebração ecuménica, D. Manuel Felício pediu ainda aos cristãos “que progridam nos caminhos da unidade”, tal como o fez o Bispo da Igreja Metodista, D. Sifredo Teixeira.

Os tempos atuais “são difíceis” e as “ameaças fazem sentir medo”, mas as Igrejas Cristãs “não desistem de proclamar o amor”, referiu, na segunda homilia, D. Sifredo Teixeira

Na sua intervenção, o bispo da Igreja Metodista sublinhou que “há boas notícias das igrejas cristãs, mas não têm impacto na comunicação social” e se não fossem estas “as notícias seriam mais dramáticas”.

A Semana de Oração 2021 (18 a 25 deste mês) decorre sob o tema bíblico «Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos» (João 15,5-9) proposto pela Comunidade Ecuménica Monástica de Granchamp (Suíça).

A Celebração foi moldada segundo os 3 pilares da vida comunitária de Grandchamp: oração, vida comunitária e hospitalidade.

“Neste curto espaço de tempo, somos convidados a um silêncio interior e a afastar-nos de todo o barulho e de todas as preocupações e pensamentos e neste silêncio, a ação pertence a Deus”, testemunhou D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra.

A coleta a ser levantada no contexto da celebração nacional Ecuménica é destinada ao trabalho com os sem-abrigo e pessoas vulneráveis, desenvolvido em diversas cidades portuguesa pela Organização Cristã, «SERVE THE CITY» como a celebração foi online pode fazer o seu contributo através de transferência bancária, NIB PT50.0036.0000.99105913446.21

O Bispo Jorge Pina Cabral, da Igreja Lusitana e Presidente do Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC), realçou também o papel desempenhado pelas Igrejas Cristãs em prol dos outros.

Esta celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foi de âmbito nacional e nela se integrou a comemoração do cinquentenário do COPIC.

LFS

Partilhar:
Share