Iniciativa da Rede Eclesial Pan-Amazónica, da Igreja Católica

 

Lisboa, 26 jul 2018 (Ecclesia) – A Rede Eclesial Pan-Amazónica (REPAM), da Igreja Católica, lançou uma série de vídeos animados, dedicada a questões ecológicas, a partir do encontro virtual entre São Francisco de Assis e o Papa.

O santo que inspirou a escolha do nome do atual pontífice visita a terra e conversa com as criaturas que nela vivem no século XXI; o Papa adverte para as ameaças que estão a colocar a vida em grande perigo.

A série animada ‘O Viajante de Assis’ foi trabalhada pelo grupo YAKU Audiovisual e participação de uma equipa multidisciplinar e multicultural, visando a proposta de um “novo paradigma de consumo” para transformar as “situações de maior injustiça e exclusão”.

“A proposta é resgatar histórias na América Latina de resistência, de esperança, de força e defesa da vida, da justiça e da ecologia integral, de forma lúdica e formativa”, assinala uma nota divulgada pelo portal de notícias do Vaticano.

A REPAM inclui representantes de comunidades católicas de nove territórios: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana-Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

A série de animação aponta o dedo à exploração de recursos naturais por “interesses económicos e políticos particulares.

O Vaticano vai receber em 2019 um sínodo especial sobre a Amazónia, cujo texto preparatório sublinha que “a riqueza da selva e dos rios da Amazónia está ameaçada pelos grandes interesses económicos que se alastram sobre diferentes regiões do território”.

A assembleia de bispos foi anunciada pelo Papa a 15 de outubro de 2017 e vai refletir sobre o tema ‘Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral se realizará em outubro de 2019’.

A bacia amazónica é apresentada como uma das “maiores reservas de biodiversidade” do planeta, cujos povos são hoje marcados pela “pobreza produzida ao largo da história” e da “mudança de valores decorrentes da economia mundial, na qual prevalece o valor lucrativo sobre a dignidade humana”.

OC

Partilhar:
Share