Diálogo Inter-religioso: Vaticano convida católicos e hindus a esforço conjunto pela paz

Mensagem para a festa anual do «Diwali» dedica atenção especial à educação dos jovens para a não violência

Cidade do Vaticano, 08 nov 2012 (Ecclesia) – O Vaticano convidou os católicos e hindus de todo o mundo a um esforço conjunto para promover a paz, particularmente junto dos jovens, numa mensagem hoje divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

No documento que assinala a festa do Diwali (Deepavali ou Deepawali), o presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso (CPDIR), cardeal Jean-Louis Tauran, alerta para as “várias forças negativas que ameaçam as legítimas aspirações à coexistência pacífica em várias regiões do mundo”.

A mensagem intitula-se ‘Cristãos e hindus: formar as jovens gerações para serem operadoras de paz’ e divide-se em sete pontos.

O presidente do CPDIR sublinha que “pais, professores, anciãos, líderes políticos e religiosos”, bem como os profissionais do mundo da comunicação são “chamados a educação as novas gerações” para que sejam “pessoas de paz”.

“Em qualquer educação para a paz, as diferenças culturais devem ser tratadas, certamente, como uma riqueza e não como ameaça ou perigo”, refere o documento.

A mensagem destaca a importância da família e das escolas para a criação desta cultura de paz e tolerância, falando num “imperativo ético” de recusar “ideologias que causem discórdia e divisão”.

Aos líderes religiosos, em particular, é pedido que “inspirem as novas gerações a caminhar no rumo da paz” e moldar um mundo “mais fraterno”.

O Diwali, celebração anual conhecida também como o festival das luzes, simboliza a destruição das forças do mal e em 2012 foi celebrado a 5 de novembro pela maioria dos hindus.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top