Vaticano: Papa recusa que universo resulte do «caos»

Bento XVI recebeu membros da Academia Pontifícia das Ciências

Cidade do Vaticano, 08 nov 2012 (Ecclesia) – O Papa Bento XVI afirmou hoje no Vaticano que “o universo não é um caos ou o resultado do caos”, mas uma “complexidade ordenada” que manifesta a “unidade”.

A abordagem “interdisciplinar da complexidade” mostra que as ciências “estão interligadas entre si e vocacionadas ao estudo da natureza como uma realidade unificada, inteligível e harmoniosa”, afirmou aos 60 participantes na assembleia plenária da Academia Pontifícia das Ciências, refere a Rádio Vaticano.

Bento XVI sustentou que a ampliação do conhecimento ao longo dos séculos manifesta “a unidade do processo científico” e a “permanente tendência dos cientistas em direção a uma compreensão mais apropriada da verdade da natureza e a uma visão mais inclusiva da mesma”.

“Estou convencido da necessidade urgente de um diálogo e cooperação permanentes entre os mundos da ciência e da fé, para construir uma cultura de respeito pelo homem, pela dignidade humana e pela liberdade, a bem do futuro da nossa família humana e para um desenvolvimento sustentável, a longo prazo, do nosso planeta”, sublinhou.

A Academia Pontifícia das Ciências, fundada em Roma no ano de 1603 com o nome de Academia dos Linces, é composta por 80 investigadores nomeados vitaliciamente pelo papa, a partir da proposta do corpo académico.

De acordo com os estatutos, os candidatos a um lugar na Academia são escolhidos com base na relevância dos seus estudos científicos e da sua reconhecida estatura moral, sem qualquer discriminação ética ou religiosa.

Os actuais moldes da instituição foram definidos em 1936 pelo Papa Pio XI.

RV/RJM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top