LOC/MTC e MTCE

(3 de Março) comunhão

A Liga Operária Católica, Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) em uniãocom o Movimento de Trabalhadores Cristãos da Europa (MTCE) expressa o seu pleno apoio a todas as iniciativas que se realizam por ocasião do dia 3 de Março que é o Dia Internacional para o Domingo Livre. É de suma importância guardar o domingo livre de trabalhos prescindíveis, já que deve ser um dia de descanso do trabalho profissional habitual porque tem efeitos saudáveis de vária ordem. Para além disso, para nós cristãos, é um dia sagrado.

Consideramos que o domingo livre de trabalho é uma ocasião para conciliar a vida profissional com a vida familiar já que proporciona tempo adequado que se pode dedicar à família e ao fortalecimento de boas relações sociais que são imprescindíveis para favorecer uma boa convivência humana. Nestes tempos, numa época de crescente individualismo e egoísmo, o domingo livre pode criar pontes entre as pessoas, ajudá-las no seu relacionamento entre si e interessar-se mais pela vida dos outros, esquecendo-se de si mesmas e pensando mais nas necessidades do próximo. Este aspecto é particularmente importante para um desenvolvimento saudável das famílias cujo papel no desenvolvimento da sociedade é fundamental.

Historicamente o domingo livre é uma parte da estrutura criada pelo homem desde há milhares de anos que se manteve em várias culturas e que continua a ter o seu sentido original de proporcionar à pessoa um descanso habitual importante para o desenvolvimento integral da personalidade. O domingo livre ajuda o homem a reflectir de modo mais profundo sobre o passado e o que virá, possibilita-lhe ter uma visão mais atenta de si mesmo e um discernimento entre o que é mais e menos importante. Do ponto de vista fisiológico, o domingo livre é uma ocasião de recuperar forças e depois continuar o trabalho com uma motivação renovada.

Finalmente, o domingo livre de trabalho é de particular importância para a vida espiritual da pessoa, já que deste modo rende homenagem ao Criador que destinou este dia ao descanso. O domingo também recorda a Ressurreição do Filho de Deus que, para os cristãos, é o motivo supremo de alegria e deve ser, portanto, considerado dia sagrado.

Consideramos então que o domingo livre é uma ocasião única para as pessoas, para as suas famílias e, enfim, para toda a sociedade. Convidamos, portanto, todas as pessoas a saberem valorizar o tempo e que não se esqueçam do fundamental. Exigimos a todas as pessoas responsáveis (empresários, políticos, pessoas da vida pública) que possibilitem um desenvolvimento humano integral das pessoas para um maior bem da sociedade.

LOC/MTC e MTCE

[1] Livre, neste sentido, significa livre de trabalho “desnecessário”. Somos conscientes de que, até certo ponto, os serviços médicos e outros serviços públicos também devem ser prestados aos domingos.

Partilhar:
Share