Cultura: Responsável do Vaticano satisfeito com debate sobre Deus na praça pública

Cidade do Vaticano, 18 set 2012 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, mostrou-se hoje satisfeito com o debate sobre Deus na praça pública, com crentes e não crentes, através do projeto ‘Átrio dos Gentios’.

O responsável do Vaticano traçou um balanço da edição que decorreu em Estocolmo, entre os dias 13 e 14 deste mês, e disse que “o mais significativo, talvez, era romper o nevoeiro, o gelo da indiferença, da não publicidade da fé” na Suécia.

O ‘Átrio dos gentios’ já passou por várias cidades europeias depois da sua sessão inaugural em Paris, em março de 2011.

O cardeal Ravasi disse que a capital sueca apresentou um ambiente “completamente diferente”, por ser “fortemente laico, secularizado” no qual o discurso religioso “não faz parte do tecido normal da comunicação e está reservado apenas à intimidade das pessoas e ao âmbito estreitamente eclesial”.

A iniciativa vai chegar a Portugal entre os dias 16 e 17 de novembro nas cidades de Guimarães e Braga, respetivamente capitais europeias da cultura e da juventude no ano de 2012, foi apresentada à imprensa esta manhã.

‘Identidade e sentido da vida de um povo’ é a temática escolhida para a conferência de abertura, pelo ensaísta Eduardo Lourenço, a que se segue o debate sobre ‘o valor e o sentido da vida de cada ser humano’, com o cardeal Gianfranco Ravasi e o neurocirurgião português João Lobo Antunes.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top