Iniciativa «Memória e Esperança» multiplica ações para evocar momentos de luto e deixar momentos de esperança

Lisboa, 20 out 2021 (Ecclesia) – O Jardim Teófilo Braga em Campo de Ourique, Lisboa, acolheu hoje uma das iniciativas da jornada “Memória e Esperança”, que evoca as vítimas da pandemia de Covid-19 em Portugal, com a pintura de um mural evocativo.

Além dos momentos de luto, o projeto quis ainda deixar uma mensagem de esperança e de gratidão a quem lutou contra a doença.

Joana, que atravessava com o jardim com uma amiga, quis saber a razão do mural e das pessoas que pintavam, deixando depois a sua marca.

“Acho uma iniciativa bastante boa para o momento que estamos a passar e acho muito interessante ver pessoas de diferentes idades a participar nesta homenagem para nos lembrar o que vivemos”, referiu à Agência ECCLESIA.

José Jacinto esteve durante 27 dias no hospital, por causa da Covid-19, e recordou momentos em que esteve “mesmo à porta para partir”.

“Durante um mês não consegui comer, perdi 11 quilos”, relatou, reconhecendo a importância desta iniciativa para a preservação da memória.

A coordenar esta ação estava Ana Cordovil, que integra a equipa da iniciativa “Memória e Esperança”, explicando o porquê das pinturas e desafiando quem passava para tomar parte neste gesto público.

“A ideia é que todos os que vivemos este tempo difícil saibamos agradecer aos que ajudaram a ultrapassar esta pandemia. O facto de estarmos neste espaço é uma forma de reforçar a dimensão de vizinhança e a importância da comunidade” salientou.

As cores, as formas pintadas e mesmo os nomes de alguns que partiram, não esgotavam a iniciativa num memorial do passado.

Ana Cordovil recordou todos os que, pelo confinamento, ficaram “sem um abraço, sem um carinho, sem tanta coisa que é vital para a existência”.

A jornada “Memória e Esperança” visa mobilizar a sociedade e suscitar a participação de todas as pessoas e instituições que o desejarem, tendo sido criado o site memoriaeesperanca.pt.

Este domingo, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República Portuguesa, marca presença na cerimónia de encerramento, ajudando a plantar uma oliveira nas imediações do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

HM/OC

Covid-19: Grupo de personalidades propõe jornada nacional de homenagem às vítimas da pandemia

Partilhar:
Share