Iniciativa vai ajudar hospitais de Brescia e Bérgamo, particularmente afetados pela pandemia

Foto: Vatican News.
Bicicleta oferecida ao Papa por Peter Sagan

Cidade do Vaticano, 08 jun 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco uniu-se hoje a estrelas do desporto para promover um leilão solidário, destinado a ajudar hospitais que enfrentaram a crise da Covid-19 no norte da Itália.

A iniciativa tem como lema “We run together” (Corremos juntos) e conta, entre os seus organizadores, com a ‘Athletica Vaticana’, a equipa de atletismo do Estado da Cidade do Vaticano, e o ‘Átrio dos Gentios’, projeto do Conselho Pontifício da Cultura para o diálogo entre crentes e não-crentes.

O montante recolhido com a venda de objetos – incluindo camisolas da equipa de atletismo do Vaticano, assinadas pelo Papa – e de experiências com atletas visa apoiar as equipas de saúde dos hospitais de Brescia e Bérgamo, que estiveram na linha da frente do combate à pandemia.

Francisco ofereceu alguns objetos que recebeu de desportistas de topo, ao longo das várias audiências do seu pontificado, como uma bicicleta personalizada – com as cores da Santa Sé –, um presente de Peter Sagan, campeão do mundo de ciclismo.

Até 8 de agosto vai ser possível participar nesta “corrida da solidariedade”.

O presidente do Conselho Pontifício da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, destaca que “o desporto é como a arte, um gesto livre e criativo que une grandes campeões e atletas por paixão”.

“Quando se fala de desporto, é importante voltar sempre à sua génese. Hoje, o desporto reflete as degenerações da pessoa humana e da sociedade: pensemos na violência nos estádios, no racismo, no fenómeno do doping ou nos excessos económicos e na corrupção que predominam, sobretudo no mundo do futebol”, alerta o cardeal italiano.

OC

 

Partilhar:
Share