Pais e filhos explicam à ECCLESIA como se prepararam e que esperam de um ano diferente

Lisboa, 14 set 2020 (Ecclesia) – A família Capelo da Silva vive por estes dias o desafio do novo ano letivo, num contexto diferente, com o regresso ao ensino presencial, interrompido em março devido à pandemia de Covid-19.

“É um momento muito desejado por eles”, refere Marta, mãe e professora, em declarações à Agência ECCLESIA.

No novo ano letivo, que começa entre hoje e quinta-feira, há um conjunto de regras e normas de funcionamento implementadas para ajudar a manter a escola aberta o máximo tempo possível.

João está a começar o 8.º ano e já leva a lição estudada: “Temos de respeitar o distanciamento, usar sempre máscara, desinfetar as mãos regularmente”.

Marta Capelo da Silva vê o recomeço de maneira “otimista, confiante”, vendo no entusiasmo dos filhos um estímulo para lhes dar “tranquilidade” neste regresso.

Tiago Capelo da Silva assinala, por sua vez, que “apesar de ser um normal diferente”, é o normal é possível viver agora: “Vamos conseguir adaptar-nos normalmente a esta situação”.

“Tentamos não criar aqui nenhum problema adicional”, acrescenta.

O uso de máscaras vai ser obrigatório para todos os alunos a partir do 2.º ciclo e nos diferentes espaços da escola estão definidos circuitos de circulação.

Marta admite “receios” naturais, após meses de “acomodamento” em casa, explicando que faz questão de que os filhos estejam informados e questionem tudo o que vai acontecendo.

A professora realça que os estabelecimentos de ensino “estão a mobilizar tudo o que podem para garantir as condições necessárias para o regresso às aulas”.

“Isso também me dá alguma confiança”, prossegue.

A entrevista quis deixar uma “mensagem de esperança” para todas as famílias, neste recomeço.

“Estamos a fazer a nossa parte para garantir a segurança das crianças, portanto, também as famílias terão de fazer a sua parte, com tranquilidade, confiança nas entidades que estão à frente de toda esta reorganização”, declarou.

A família Capelo da Silva é a convidada desta segunda-feira das ‘Conversas Originais – das palavras à ação’, transmitidas e publicadas online, às 17h00, e do programa Ecclesia na rádio Antena 1, pelas 22h45.

HM/LS/OC

Partilhar:
Share