Professora da Universidade Católica Portuguesa destaca experiências de proximidade através da tecnologia, durante o confinamento

Lisboa, 22 set 2020 (Ecclesia) – Rita Figueiras, professora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e investigadora na área da comunicação, as tecnologias permitiram que as pessoas se aproximassem, durante o confinamento, ganhando um novo significado.

“Até à pandemia, grande parte do discurso era centrado na ideia de que como a tecnologia afastava as pessoas”, assinala a entrevistada na edição de hoje nas ‘Conversas Originais’, um projeto da Agência ECCLESIA que decorre ao longo do mês de setembro.

Segundo a especialista, o confinamento levou a entender que “mais do que afastar, as tecnologias ajudaram a aproximar”, abrindo a possibilidade de ver o outro e “simular o mais possível a interação presencial”.

“Em vez de escolhermos – ou afasta, ou aproxima –, temos de perceber que afasta e aproxima. O contexto é que vai ajudar-nos a compreender”, precisou.

Rita Figueiras sublinhou que esta realidade se estende à vida da Igreja Católica, que beneficiará “bastante” se integrar as vantagens da tecnologia, reforçando o encontro presencial.

“Integrar as tecnologias não exclui a presença nem a construção dos laços, o sentido da comunidade que é feito na experiência partilhada”, realça.

Para a docente da UCP, houve deste o início da pandemia a preocupação, em várias áreas, de estabelecer uma relação com os consumidores ou uma estratégia de comunicação mais orientada para o digital.

“O que a pandemia fez foi acelerar ou consolidar, depende do estádio em que cada empresa se encontrasse, esta mesma estratégia”, observou.

A aposta é particularmente dirigida aos dispositivos móveis, mas os últimos meses trouxeram a “surpresa” de um aumento da “procura de jornalismo profissional através dos media tradicionais”, nomeadamente a televisão, com impacto no investimento publicitário e nas estratégias de comunicação.

“Não devemos pensar que se trabalha para um determinado meio ou para outro, não são dois mundos paralelos, eles estão profundamente articulados”, refere.

Rita Figueiras é a convidada desta terça-feira das ‘Conversas Originais – das palavras à ação’, transmitidas e publicadas online, às 17h00, e do programa Ecclesia, na rádio Antena 1, pelas 22h45.

O tema liga-se às Jornadas Nacionais de Comunicação Social, marcadas para os dias 24 e 25 de setembro, a decorrer online.

LS/OC

Partilhar:
Share