Padre Luís Rodrigues, da Arquidiocese de Braga, comenta Diretório divulgado pelo Vaticano

Braga, 07 set 2020 (Ecclesia) – O padre Luís Rodrigues, especialista da Arquidiocese de Braga, referiu à Agência ECCLESIA que o novo diretório do Vaticano para a Catequese destaca o papel central da comunidade na transmissão da fé.

“O ensino da catequese, digamos assim, já não faz sentido. O que faz sentido é uma evangelização, neste esforço de ‘primeirar’, de levar até onde é necessário”, assinala o sacerdote, em entrevista que integra o ciclo de ‘Conversas Originais’, em setembro.

O responsável destaca que, nos últimos anos, “surgiram alterações, quer na Igreja, quer no mundo”, que sublinham a necessidade de uma aposta na iniciação cristã.

“A catequese é para se centrar em quem a transmite: a comunidade cristã. Esta é outra mudança, no centro da catequese está o simpatizante, aquele que quer ser cristão, o catequizando, e a comunidade cristã”, aponta.

Outra questão abordada no documento que o Vaticano divulgou em junho é a necessidade de responder ao mundo digital.

“Houve um vulgarização do que poderíamos chamar de sociedade digital e também uma mudança, uma evolução, digamos assim, no conceito que a Igreja tem de evangelização”, indica o padre Luís Rodrigues.

O que melhora o trabalho de transmitir a fé, de catequizar, é essencialmente a conversão daquele que está a propor, o ardor espiritual, o entusiasmo, porque transmitir a fé é transmitir uma experiência, não é transmitir um conteúdo”.

Nos últimos 50 anos, tinham sido publicados o Diretório Catequístico Geral, em 1971, e o Diretório Geral de Catequese, de 1997; a 11 de outubro de 1992, São João Paulo II publicou ainda o Catecismo da Igreja Católica.

O novo Diretório para a Catequese, segundo o padre Luís Rodrigues, ajuda a mudar a ideia de fazer “catequese para” receber determinado sacramento, o que leva a um abandono posterior.

“A celebração dos sacramentos deve aparecer como um acontecimento importante no trajeto, mas não como a meta do trajeto”, precisa.

O padre Luís Rodrigues é o convidado desta semana nas «Conversas Originais – das palavras à ação», publicadas de segunda a sexta-feira, com emissão no programa Ecclesia na Antena 1, às 22h45.

LS/OC

Partilhar:
Share