Semana dos Seminários assinalada com vigília de oração, presidida pelo bispo diocesano

Coimbra, 13 nov 2019 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, vai presidir s uma vigília de oração da Semana dos Seminários, pelas 21h15 desta quinta-feira, no seminário diocesano.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o reitor do Seminário Maior de Coimbra explica que se trata de “um tempo de ação de graça” e, sobretudo, “de súplica confiante”.

O padre Nuno Santos explica que nesta semana especial, que começou no domingo dia 10, rezam pelos seminaristas, pelos seus educadores, pelos seus formadores e por todos os que trabalham nos seminários.

Neste âmbito, destaca que rezam “especialmente” pelos oito seminaristas da Diocese de Coimbra: João Miguel (1.º ano), Rúben Cunha (1.º ano), David Silva (2.º ano), Carlos Gregório (2.º ano), João Mota (2.º ano), Vitor Pauseiro (4.º ano), o António José, que está a concluir algumas cadeiras e a iniciar a tese de mestrado e o Ricardo Ribeiro que está a concluir a tese de mestrado.

No início do novo ano letivo 2019/2020, o pré-seminário desta diocese fez um vídeo vocacional para “convocar, provocar e desafiar à possibilidade de ser padre”, intitulado ‘Atreve-te’ e que divulgou na internet/redes sociais.

“Hoje é preciso que a formação passe pelo sacrário, pelo computador e pela mesa; pela internet, pelos temas emergentes e pela atenção aos mais frágeis; pela humildade, pelo serviço e pela alegria da entrega”, assinala o reitor do seminário.

O padre Nuno Santos, responsável do Seminário Maior da Sagrada Família de Coimbra desde 6 de setembro de 2016, explica que, cada vez mais, estas casas de formação terão que encontrar respostas que “não sejam massificadas ou uniformizadas, mas adaptadas a vivências e a idades diferentes”, com processos de discernimento “diversificados, profundos e exigentes”.

O Seminário de Coimbra com mais de 250 anos e uma das “mais impressionantes presenças da arte italiana” do século XVIII em Portugal, junto ao jardim botânico, a primeira pedra foi lançada a 16 de julho de 1748, abriu oficialmente em 1758, e as obras foram concluídas a 28 de outubro de 1765.

‘Cristo não pensa apenas naquilo que tu és mas naquilo que poderás chegar a ser’, inspirado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive), é o lema da Semana de Oração pelos Seminários 2019, até este domingo dia 17 de novembro, e foram publicados vários subsídios para esta vivência.

CB

Partilhar:
Share