«Jovens hão de perguntar se Deus não os chamará a ocupar este espaço» – D. Manuel Linda

Porto, 13 nov 2019 (Ecclesia) – O bispo do Porto afirmou que a Semana dos Seminários “implica toda” esta Igreja e pediu que todos “colaborem” para que esse lugar seja “o coração de uma diocese que necessita fortemente de clero”.

“Implica com os jovens que se hão de perguntar se Deus não os chamará a ocupar também este mesmo espaço para o serviço do povo de Deus da nossa diocese”, disse D. Manuel Linda, numa mensagem vídeo.

A Semana de Oração pelos Seminários 2019, que está a decorrer até domingo, tem como lema ‘Cristo não pensa apenas naquilo que tu és mas naquilo que poderás chegar a ser’, inspirado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive).

O bispo do Porto explica que se pretende “tomar consciência” do Seminário como “Coração da diocese”, que tem de estar “sadio e com muita força”.

“A Semana de Oração pelos Seminários implica toda a nossa Diocese do Porto e que todos colaborem naquilo que lhe é específico para que o seminário seja hoje e no futuro, cada vez mais, o coração de uma diocese que necessita fortemente de clero”, desenvolve.

D. Manuel Linda refere que “todos os fiéis” hão de ter no seminário “um ponto das suas referências”, a nível de oração, pelo que representa para “o bem da diocese” e a nível do “seu apoio económico”, para o “sustentar e curiosamente fazer obras volumosas”, que necessita com “muita urgência”.

Na Diocese do Porto estão agendadas quatro vigílias que vão ser presididas pelos seus bispos, entre hoje e dia 22 de novembro.

O bispo auxiliar D. Vitorino Soares preside ao primeiro encontro de oração, esta noite, a partir das 21h30, na igreja de Oliveira de Azeméis (zona pastoral sul), e D. Pio Alves, esta quinta-feira, dia 14, pelas 21h00, na Capela de Nossa Senhora das Dores, Vigararia de Trofa.

D. Manuel Linda vai presidir à vigília da zona pastoral Grande Porto, no sábado, às 21h00, na igreja de Leça da Palmeira, Vigararia de Matosinhos.

A última vigília é para a zona pastoral nascente, no próximo dia 22, e vai ser presidida pelo bispo auxiliar D. Armando Domingues, pelas 21h00, na igreja de Tuías (concelho de Marco de Canaveses).

A Semana anual de Oração pelos Seminários é promovida pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, da Conferência Episcopal Portuguesa, que disponibilizou diversos materiais para a sua celebração.

CB

 

 

Partilhar:
Share