Coimbra, 19 out 2021 (Ecclesia) – O padre Francisco Proença Serra faleceu aos 92 anos de idade, no domingo, dia 17 de outubro, informa a Diocese de Coimbra, adiantando que D. Virgílio Antunes presidiu à Missa exequial, esta segunda-feira, em São Martinho do Bispo.

“No Pe Serra, encontramos uma especial vocação para ajudar as crianças e os jovens na sua formação levando a efeito todos os esforços pedagógicos e materiais para o teu bem-estar”, destaca o vigário geral da Diocese de Coimbra numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O padre Francisco Proença Serra faleceu aos 92 anos de idade, no dia 17 de outubro, na Unidade de Cuidados Continuados das Residências Montepio, em Coimbra, e o seu funeral realizou esta segunda-feira, na igreja matriz de São Martinho do Bispo a Missa exequial foi presidida pelo bispo diocesano, D: Virgílio Antunes.

Francisco Proença Serra nasceu a 15 de abril de 1929, em Teixoso, Covilhã, e foi ordenado sacerdote, na Congregação dos Padres Salesianos, a 2 de julho de 1962, no Estoril.

Na congregação dos Salesianos foi administrador da Escola de Artes e Ofícios do Funchal (1964), diretor espiritual do Colégio dos Órfãos do Porto (1967) e diretor da Escola Profissional de Santo António em Izeda, Bragança (1969).

O padre Francisco Proença Serra licenciou-se em História, na Faculdade de Letras, na Universidade de Coimbra (1972) e fundou o primeiro lar para jovens – o Lar de São Martinho, no Solar dos Fidalgos da Corujeira, em 1973.

A Diocese de Coimbra destaca que o lar começou por acolher seis crianças e, um ano depois, tinha “36 as crianças e jovens” residentes.

Depois abriu os Lares de Alcarraques da Figueira da Foz (1983), e de Leiria, sendo nomeado diretor da Obra do Frei Gil, em 1985.

O padre Francisco Proença Serra foi incardinado na Diocese de Coimbra, por decreto do bispo D. João Alves, de 26 de setembro de 1980, depois de obter o rescrito para fazer a incardinação da Congregação para o Clero e Institutos Seculares e do parecer favorável do seu superior provincial nos Salesianos.

CB

Partilhar:
Share