Jornada de oração pela criação da Reitoria do Imaculado Coração de Maria conta com imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima nos dias 12 e 13 de setembro

Coimbra, 14 ago 2020 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra convida os diocesanos a “unirem-se em oração” para participar na constituição da Reitoria do Imaculado Coração de Maria, nos dias 12 e 13 de setembro.

“Sou o primeiro a sentir-me feliz mas sei que todos vós quereis participar naquele momento festivo, de louvor, de ação de graças, de súplica, daquele momento orante e quereis dar continuidade a um projeto que com toda a certeza corresponde aos desígnios de Deus para esta região da nossa cidade de Coimbra”, afirmou D. Virgílio Antunes numa mensagem vídeo enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo de Coimbra anunciou, no final de julho, através do decreto de nomeações, a criação de uma nova comunidade cristã na diocese, a “Reitoria (Quase-Paróquia) do Coração Imaculado de Maria” e terá como responsável da nova comunidade o padre Francisco Claro.

D. Virgílio Antunes vai assinar o decreto de criação numa Eucaristia campal, a celebrar no terreno da “futura igreja do Loreto”, pelas 11h00 no dia 13 de setembro.

“Acompanhemos com a nossa oração, prece e gratidão este processo que vai desembocar no dia 13 de setembro. Deus há-de estar connosco, a virgem santa Maria Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que na sua imagem peregrina nos visitará e estará presente e a acompanhar a vida, o coração e as alegrias e dores que todos nós”, afirmou o bispo de Coimbra.

A comunidade está a preparar um programa de oração “em torno da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, enviada pelo Santuário de Fátima, para presidir a uma vigília de oração” e que “culminará com a Eucaristia e criação da futura Reitoria do Coração Imaculado de Maria”, indica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A noite do dia 12 vai começar pelas 21h com uma vigília no terreno da futura igreja do Loreto na presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, seguida de oração do terço, às 21h30; uma hora depois D. Virgílio Antunes preside à celebração da Eucaristia.

Entre a meia-noite e as 9h do dia 13, diversos grupos assumem a oração no espaço: Equipa Alpha local, Grupo de Jovens e Agrupamento de Escuteiros 163, catequese, Movimento Apostólico de Schoenstatt, Coro de Santo Agostinho e o movimento Mensagem de Fátima local.

Às 10 horas está prevista a oração do terço e pelas 11h, D. Virgílio Antunes preside à Eucaristia com o acto de constituição da Reitoria, tomada de posse do novo pároco, consagração da Reitoria a Nossa Senhora de Fátima.

Está ainda prevista a leitura da “bênção do Papa Francisco para a ocasião”.

O comunicado manifesta a intenção de cumprir todas as normas vigentes da Direção Geral de Saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa para as celebrações comunitárias.

LS

Partilhar:
Share