Foto Centro Conservação e Restauro da Diocese de Bragança-Miranda

 

Bragança, 10 mar 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda está a assinalar o 5.º aniversário do Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra (CCR) e o seu bispo presidiu hoje a uma Missa no Santuário da Senhora das Graças.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda explica que o bispo D. José Cordeiro presidiu à Eucaristia de ação de graças “pelo restauro do altar da padroeira” do Santuário da Senhora das Graças, da responsabilidade das técnicas do CCR.

Foto Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda

 

A comemorar cinco anos de atividade, o Centro de Conservação e Restauro “tem apostado” na recuperação do património religioso e realizado “diversas intervenções nos quatro arciprestados” da diocese transmontana; Por exemplo, em janeiro de 2018, a intervenção de conservação e restauro do centro no altar-mor da capela de Santo Cristo, em Picote (concelho de Miranda do Douro) permitiu a descoberta de um painel de frescos, alusivo à vida de S. João Batista, datado da primeira metade do século XVI, considerado como único em Portugal.

Inaugurado em 2015, o CCR da Diocese de Bragança-Miranda está sediado em Sendim, no Concelho de Miranda do Douro, onde tem uma oficina de 180 metros quadrados, salas auxiliares, espaço de higienização, arquivo e formação.

CB

Partilhar:
Share