Arcebispo minhoto, D. Jorge Ortiga, destaca iniciativa como mais uma «importante resposta» que surge para as populações carenciadas

Foto: Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga (ao centro) na apresentação do projeto ‘Pão de São Lazaro’, Arquidiocese de Braga

Braga, 17 mai 2019 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga começa esta segunda-feira, através da Associação Hospitalários de São Lázaro, a levar apoio alimentar a dezenas de pessoas em situação de sem-abrigo na região.

O projeto ‘Pão de São Lázaro’ foi apresentado na sede da Associação Hospitalários de São Lázaro, com o arcebispo de Braga a destaca a iniciativa como uma “importante resposta” a uma parte da população que está mais carenciada.

De acordo com a página online da arquidiocese minhota, D. Jorge Ortiga frisou ainda que o novo projeto vem responder a uma necessidade que ainda não estava preenchida, de levar a primeira refeição da manhã às pessoas em situação de sem-abrigo.

“Não é conhecida nenhuma entidade que assegure esta refeição àquelas pessoas”, apontou o responsável católico.

De facto, atualmente a delegação da Cruz Vermelha em Braga garante o acesso dos sem-abrigo ao almoço, e a Cáritas Arquidiocesana de Braga fornece abrigo a quem não tem um teto para dormir, mas não havia nenhuma organização que levasse a primeira refeição do dia àquelas pessoas.

Vamos dar o pequeno-almoço todos os dias, das 8h00 às 9h30, porque todos nós tomamos o pequeno-almoço diariamente”, frisou durante a apresentação do projeto o presidente da Mesa Administrativa da Associação Hospitalários de São Lázaro.

Segundo Lino Mesquita Machado, a missão ‘Pão de São Lázaro’ será assegurada diariamente com o apoio de três dezenas de voluntários disponibilizados pelo Banco de Voluntariado de Braga, devidamente formados.

A refeição, preparada com o apoio de diversas empresas beneméritas da região, será composta de pão com queijo e fiambre, acompanhados de leite e também de uma peça de fruta.

A partir de 20 de maio, este serviço avança junto das pessoas sem-abrigo, na sede da Associação Hospitalários de São Lázaro,  junto à Igreja dos Terceiros.

“Um espaço onde estas pessoas poderão sentir o calor e o carinho de uma família”, destacou o arcebispo de Braga.

A Associação Hospitalários de São Lázaro é uma associação de fiéis constituída como pessoa jurídica canónica pública através de um decreto da autoridade eclesiástica de Braga.

Uma instituição nascida em 2016 no âmbito do Jubileu extraordinário que o Papa Francisco na altura convocou, dedicado ao tema da Misericórdia.

JCP

Partilhar:
Share