Foto Arquidiocese de Braga

Braga, 19 ago 2019 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga informa que faleceu o padre Joaquim Pimenta Rodrigues, antigo pároco de Urgeses e capelão da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.

Num comunicado publicado na sua página online, a arquidiocese minhota adianta que “a missa exequial” em memória do sacerdote, que contava com 84 anos de idade, será celebrada “esta segunda-feira, dia 19 de Agosto, às 17h00, na Paróquia de Santo Estêvão de Urgeses, no Arciprestado de Guimarães e Vizela”.

Nascido a 27 de Outubro de 1934, em S. João da Ponte, Guimarães, Joaquim Pimenta Rodrigues foi ordenado sacerdote a 27 de Setembro de 1959 no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo.

Após a sua ordenação, e até ao ano de 1967, foi pároco em Santa Maria de Veade, no Arciprestado de Celorico de Basto.

Seria no entanto ao Arciprestado de Guimarães e Vizela que o padre Joaquim Pimenta Rodrigues dedicaria grande parte da sua vida, neste caso ao serviço da Paróquia de Urgeses.

Além dos cerca de 40 anos que prestou ao serviço da comunidade de Urgeses, o sacerdote empenhou-se também no trabalho com as instituições sociais da região, com realce para o desempenho da missão de capelão no Lar da Rainha D. Leonor , a partir de 1987, e como capelão da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, em 2009.

“A Arquidiocese de Braga une-se agora em oração e agradece a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida. Paz à sua alma!”, refere a mesma nota.

JCP

Partilhar:
Share