Exéquias estão marcadas para este domingo às 17h00 na igreja paroquial de S. Pedro de Merelim

Foto Arquidiocese de Braga

Braga, 08 jun 2019 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga comunicou hoje o falecimento do Monsenhor Domingos Coutinho da Silva, antigo chefe da Secretaria-Geral e Ecónomo da Igreja Católica na região.

O sacerdote tinha 87 anos, era natural de S. Pedro de Merelim, em Braga, tendo sido ordenado padre a 14 de Julho de 1957.

De acordo com a nota biográfica divulgada pela arquidiocese minhota, pouco tempo depois da sua ordenação sacerdotal, o padre Domingos Coutinho da Silva foi nomeado secretário particular do bispo auxiliar D. Francisco Maria da Silva, indo residir no Seminário de Santiago.

Com a tomada de posse de D. Francisco Maria da Silva como Arcebispo Primaz, em 1964, o sacerdote continuou como secretário particular, ficando a viver no Paço Arquiepiscopal.

De 1965 a 1966 foi Director Espiritual do Seminário Menor. Em Setembro de 1967 foi nomeado Capelão das Servas Franciscanas de Nossa Senhora das Graças, onde esteve até 1983.

Em 1969 assumiu o cargo de Chefe da Secretaria Geral da Arquidiocese, função que passa a acumular com a de Ecónomo a partir de 1983.

Em 1983 foi nomeado “Monsenhor” e, dez anos depois, passa a ser também Delegado do Prelado para a Fraternidade Sacerdotal.

Em 2006 foi dispensado, por razões de idade, de Ecónomo da Arquidiocese, mas continuou como Administrador da Casa Arquiepiscopal.

“A Arquidiocese de Braga une-se agora em oração e agradece a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida. Paz à sua alma!”, refere o mesmo comunicado.

As exéquias estão marcadas para este domingo, 9 de junho, a partir das 17h00, na igreja paroquial de S. Pedro de Merelim, presididas pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

O corpo do Monsenhor Domingos Coutinho da Silva irá depois a sepultar no cemitério de S. Pedro de Merelim.

JCP

Partilhar:
Share