Braga: Arquidiocese convida católicos «a viverem intensamente» o Conclave

Igreja Católica minhota vai assinalar terça-feira o início da eleição do novo Papa com uma eucaristia às 17h30 na Sé

Braga, 11 mar 2013 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga apelou hoje a todos os fiéis da região que se associem em espirito e em oração aos cardeais que esta terça-feira, no Vaticano, vão dar início ao processo eleitoral para a escolha do novo Papa.

Numa nota pastoral enviada à Agência ECCLESIA, o bispo auxiliar D. Manuel Linda convida as pessoas “a viverem intensamente” o Conclave, que começará às 15h30 (mais uma hora em Roma) “com uma procissão entre a Capela Paulina do Palácio Apostólico e a Capela Sistina”.

Para assinalar este “acontecimento de grande importância para a vida da Igreja”, realça o prelado, a Igreja Católica minhota vai celebrar às 17h30 uma missa na Sé de Braga.

D. Manuel Linda, que presidirá à eucaristia, pede a todos os católicos, e em particular aos membros de comunidades religiosas, “orações contínuas e fervorosas, acompanhadas pela prática de boas obras”.

O bispo auxiliar exorta ainda os sacerdotes a intercederem pelo sucesso do Conclave, celebrando a missa “pro elegendo Romano Pontifice”, pela eleição do novo Papa.

“Essa Missa pode ser celebrada todos os dias, até haver notícia da eleição do novo Sumo Pontífice, com exceção dos domingos e da solenidade de S. José”, aponta o prelado.

115 cardeais de 48 países, incluindo Portugal, vão reunir-se a partir de terça-feira para escolher o sucessor de Bento XVI, que em fevereiro terminou o seu pontificado, após ter renunciado ao mesmo.

O Conclave, palavra com origem no latim ‘cum clavis’ (fechado à chave), pode ser definido como o lugar onde os cardeais se reúnem em clausura para eleição do Papa.

JCP/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top