Banco Alimentar: Campanha online permitiu recolher mais de 70 toneladas de bens a favor dos mais desfavorecidos

Isabel Jonet considera resultados «muitíssimo satisfatórios», tendo em conta o contexto «particularmente difícil» que Portugal atravessa

Lisboa, 08 jun 2012 (Ecclesia) – A campanha online de angariação de bens do Banco Alimentar contra a Fome permitiu este ano recolher mais de 70 toneladas de alimentos a favor dos mais desfavorecidos, tendo contado com a participação de um total de 2476 doadores.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a presidente da Federação Portuguesa de Bens Alimentares (FPBA) considera os resultados “muitíssimo satisfatórios”, atendendo ao “contexto socioeconómico particularmente difícil” que Portugal atravessa.

Para Isabel Jonet, “é muito gratificante ver que, mesmo em situação de dificuldade acrescida, é possível continuar a existir e a ampliar esta rede social e humanitária”, neste caso através da internet.

Segundo a instituição solidária que gere a atividade de 19 bancos alimentares espalhados pelo país, “o total de doações registadas” poderá ascender “aos 92,6 euros”, contabilizando os pagamentos que ainda se encontram pendentes.

A iniciativa, que decorreu entre 24 de maio e 3 de junho, em simultâneo com a recolha de géneros nos supermercados, foi aberta através do site www.alimentestaideia.net.

De acordo com a nota da FPBA, “a média de doação online foi de 31,26 euros” e os produtos mais oferecidos foram “o leite, azeite e açúcar”.

Apesar do fim da campanha no Portugal continental, ela permanece aberta na Ilha da Madeira, através do portal www.alimentestaideia.net/Donation/Madeira.

 A região insular vai receber em breve uma nova delegação do Banco Alimentar.

Quanto a uma nova campanha online, a nível nacional, ela deverá decorrer ainda este ano, entre 29 de novembro e 9 de dezembro.

A forte adesão dos cibernautas a este projeto solidário, que em 2011 já tinha possibilitado a angariação de 162 toneladas de alimentos, no valor aproximado de 185 mil euros, vem reforçar os sinais positivos deixados pela campanha que decorreu nas grandes superfícies comerciais.

Com o apoio de cerca de 37 mil voluntários, um recorde absoluto neste tipo de iniciativas do Banco Alimentar, só no último fim-de-semana de maio foi possível recolher 2644 toneladas de alimentos, número que superou em 13,7% o resultado registado em igual período de 2011.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top