D. António Moiteiro evoca vítimas da guerra, da fome e das desigualdades sociais, sublinhando que Jesus impede que o «ódio tenha a última palavra»

Aveiro, 01 abr 2021 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro disse hoje, na Missa vespertina de Quinta-feira Santa, que vai ser preciso “aprender a viver” depois da pandemia, em que muitos passaram vários meses “confinados, reprimidos e deprimidos”.

“Somos convidados com Jesus a aprender a viver. Neste tempo de pandemia, de crise económica e de incertezas quanto ao futuro, estamos cada vez mais conscientes das nossas fragilidades”, referiu D. António Moiteiro, na homilia da celebração que evoca a Última Ceia de Jesus.

Para o responsável católico, por causa da crise provocada pela Covid-19, “a esperança é permanentemente adiada”.

“Por muito que falemos em normalidade, numa será como dantes”, advertiu.

Na sua homilia, o bispo de Aveiro declarou que “a atitude mais nobre da vida é o serviço”, falando sobre o tradicional gesto do lava-pés, que simboliza o amor ao próximo, à imagem do que fez o próprio Jesus, segundo o relato dos Evangelhos; em 2021, devido à pandemia, este gesto não se realizou durante a Missa que inaugura o Tríduo Pascal.

Jesus, indicou D. António Moiteiro, morreu como morrem hoje “tantas vítimas da guerra” – recordando em particular a crise que atinge o norte de Moçambique, a fome ou as desigualdades sociais.

“Mas não deixará que o ódio tenha a última palavra, antes pelo contrário, será vencido pelo amor. Deixar-se lavar por Jesus significa abraçar o seu projeto de amor, que o levou a entregar a sua vida pela nossa salvação”, precisou.

Na celebração, que marca o início do Tríduo Pascal, a Igreja Católica evoca a instituição da Eucaristia e do sacerdócio.

Celebrar a Eucaristia “em relação com a comunidade”, para que ela seja “vida para o mundo”.

A Igreja Católica celebra desde esta tarde o ciclo central do calendário católico ligado à morte e ressurreição de Jesus Cristo, pelo segundo ano consecutivo com limitações impostas pela pandemia de Covid-19.

OC

CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR

CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHORCELEBRAÇÃO PRESIDIDA POR D. ANTÓNIO MOITEIRO, EM DIRETO DA SÉ DE AVEIRO

Posted by Diocese de Aveiro on Thursday, April 1, 2021

Partilhar:
Share