Celebrações do primeiro centenário da «Stella Maris» decorrem online

Foto: Stella Maris

Cidade do Vaticano, 29 set 2020 (Ecclesia) – O Vaticano publicou uma mensagem pelo primeiro centenário do Apostolado do Mar, alertando para a crise humana que se vive no setor, por causa da pandemia.

O presidente do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), cardeal Peter Turkson, apela a governos, organizações internacionais e nacionais e autoridades portuárias para que unam esforços, a fim de “resolver esta dramática situação”.

Com “as restrições de viagem, o encerramento das fronteiras e as medidas de quarentena impostas por muitos governos em resposta à pandemia da Covid-19”, afirma o cardeal, mais de 300 mil marítimos estão atualmente confinados ao mar, com dificuldades nos contratos de trabalho que tiveram de ser prorrogados.

A Igreja Católica manifesta a sua solidariedade perante o que qualifica como “crise de emergência humana no mar”.

O colaborador do Papa destaca ainda o trabalho realizado por capelães e voluntários católicos, os quais realizam “pelo menos 70 mil visitas de navios”, em cerca de 300 portos no mundo.

No próximo domingo, D. Philip Tartaglia, arcebispo de Glasgow, vai presidir uma Missa de ação de graças pelos 100 anos da ‘Stella Maris’, pelas 15h00 (hora de Lisboa), com transmissão ao vivo, via streaming.

O XXV Congresso Mundial do Apostolado do Mar, por sua vez, foi adiado para 2021, de 3 a 8 de outubro, também em Glasgow, na Escócia.

A rede mundial da ‘Stella Maris’, ministério da Igreja Católica, foi fundada nessa cidade escocesa, em 1920, contando hoje com mais de mil capelães e voluntários.

A Santa Sé anuncia que o ministério para as pessoas que trabalham e vivem do mar passa a ter uma única denominação, ‘Stella Maris’ (Estrela do Mar), nome ligado à devoção à Virgem Maria.

O padre Bruno Ciceri, diretor internacional da ‘Stella Maris’ no Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, precisa que a designação vai substituir o atual nome, ‘Apostolado do Mar’.

OC

Partilhar:
Share