Angra: «Missão do sacerdote é estar sempre pronto para partir» – D. João Lavrador

Bispo fez nomeações para «responder às necessidades pastorais» da diocese

Angra do Heroísmo, 22 jul 2020 (Ecclesia) – O bispo de Angra publicou hoje o decreto com as nomeações de presbíteros para o ano pastoral 2020/2021, que vão “responder às necessidades pastorais” da diocese, “nas suas diversas comunidades cristãs e demais serviços”.

“Este facto exige a mobilidade de alguns sacerdotes que por exigência da sua configuração a Jesus Cristo e na missão de servir o Povo de Deus se dispõem a deixar as tarefas pastorais a que se ocupavam partindo para novos desafios na evangelização das comunidades cristãs”, explica D. João Lavrador.

O decreto das nomeações começa com o “apelo evangélico” ‘ide e fazei discípulos’, do Evangelho de São Mateus, e o bispo de Angra destaca que “a missão do sacerdote é estar sempre pronto para partir”.

“Para se desinstalar e, dócil à voz de Jesus de Nazaré, caminhar para renovados horizontes com o encargo de partilhar a missão com novos discípulos”, acrescenta, no documento publicado no sítio online da Diocese de Angra.

D. João Lavrador deixa o seu reconhecimento e gratidão “pela resposta generosa e pronta à interpelação que lhes foi colocada”.

O sítio online informativo/noticioso ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, assinala que “entre as novidades” nas nomeações está a “colocação de nove novos sacerdotes”: seis diáconos que vão ser ordenados presbíteros a 6 de setembro e três padres que regressam ao serviço da Igreja Católica no Arquipélago dos Açores depois de completarem os estudos – em Liturgia, Teologia Dogmática e Sagrada Escritura  – em Roma.

D. João Lavrador assinala que a Igreja Diocesana de Angra está “num tempo novo” com a caminhada sinodal que se propôs que oferece “a exigência de uma renovação as comunidades cristãs através da participação ativa e consciente de todos os batizados”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top