Algarve: Espiritualidade teresiana caminho para a descoberta interior

Faro, 20 jan 2015 (Ecclesia) – A comunidade das irmãs Carmelitas Missionárias, na Diocese do Algarve, promoveu o encontro “À ‘Conquista de Castelos’”, para adultos e jovens, que assinalou o V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus (1515-2015), entre sexta-feira e domingo.

“Foi abordada toda a simbologia do castelo, símbolo da alma e da pessoa humana, e a oração foi o meio para entrar dentro desse «castelo», dentro de nós mesmos”, explicou o padre Agostinho Leal, da Ordem dos Carmelitas Descalços, que orientou o encontro.

O sacerdote estruturou a iniciativa em três aspetos – a oração, o estudo e o convívio  – e convidou os participantes ao reconhecimento interior através da figura e da vida de Santa Teresa de Ávila.

A casa de retiros de São Lourenço do Palmeiral, na paróquia de Alcantarilha, acolheu o encontro “À ‘Conquista de Castelos’” que reuniu cerca de 84 pessoas, entre as quais 54 adolescentes e jovens que participaram apenas no sábado durante a tarde e à noite.

Os participantes, segundo o jornal Folha do Domingo, eram religiosas e leigos, ligados ao Carmelo Secular de Faro e de Tavira oriundos de Albufeira, Faro, Guia, Lagos e Tavira, que quiseram aprofundar o seu conhecimento sobre Santa Teresa.

“Unir a alma com Deus faz da pessoa mais humana e mais próxima do seu próximo. O desejo que vejo nas pessoas é o de afinar e aprofundar a vida espiritual que muitos já têm no seu dia-a-dia”, disse o padre Agostinho Leal que destacou o facto de Santa Teresa ser uma mística e “os místicos estão a descobrir-se agora”.

“Quem se meter com bons mestres tira boas notas e para tirar boas notas é preciso ter os conteúdos do essencial e não se perder com histórias secundárias”, destacou o sacerdote carmelita descalço para quem estes encontros “servem essencialmente para purificar a fé”.

‘À descoberta de ti mesmo… com Sta. Teresa de Jesus’ foi a iniciativa que decorreu em paralelo apenas para os jovens que contou com trabalhos de grupo, a celebração da Eucaristia e uma vigília de oração com adoração ao Santíssimo Sacramento.

O jornal da Diocese do Algarve informa ainda que o encontro foi organizado pela equipa nacional encarregada de programar a celebração da efeméride teresiana e foi a iniciativa mais significativa neste contexto no Algarve.

FD/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top