Açores: Diocese de Angra lança jornal para a juventude

Angra do Heroísmo, 28 mar 2015 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil (SDAPJ ), de Angra, vai lançar este domingo o jornal ‘Juventude Açores 15’, no contexto do Dia Mundial da Juventude.

“Este nosso jornal pretende ser um espaço de partilha e testemunho, reflexo de experiências e vivências de fé, do ser Igreja e da riqueza do caminho que se constrói e faz em cada uma das nossas Ilhas/Ouvidorias”, refere o editorial da publicação, a que teve acesso o sítio de informação diocesano Igreja Açores.

“Temos de ser jovens ousados em Jesus”, apela o artigo, que destaca que existem belezas e riquezas a “partilhar” e que esta “só enriquece e engrandece”.

O jornal ‘Juventude Açores 15 – 9 Ilhas uma só Igreja’ vai ter uma periodicidade trimestral e desta forma pretende-se “ultrapassar as barreiras da geografia”.

A edição impressa vai repetir-se anualmente, no Domingo de Ramos, Dia Mundial da Juventude, sendo as restantes apenas online, informa o SDAPJ.

Com 20 páginas, o jornal vai retratar “todas as ouvidorias” (arciprestados) da diocese e o conteúdo para a primeira edição foi enviado pelas “equipas da pastoral juvenil em cada uma das ilhas”.

O editorial termina destacando que, com este projeto, a “ponte está erguida” e agradece a “motivação, empenho e colaboração” das equipas coordenadores de pastoral juvenil dos diversos arciprestados e dos jovens que “ousaram a alegria” de testemunhar a fé.

Segundo o sítio de informação diocesano, o SDAPJ vai assinalar o Dia Mundial da Juventude nas duas paróquias dos Arrifes e envolver “todos os grupos de jovens” da ilha de São Miguel, existindo ainda programas específicas ao nível da cada ouvidoria.

Destaque para a Procissã de Ramos, a celebração da Eucarística na igreja de Nossa Senhora da Saúde, a “Feira dos Carismas” e o Festival “Jo(gos)vens sem Fronteiras”, na Escola Básica e Integrada de Arrifes.

“Queremos que a alegria do Evangelho toque no coração e na vida dos nossos jovens e que este dia possa, também, motivar os jovens para uma verdadeira “saída Missionaria” como nos pede o Papa e em todos reacenda e reanime a chama da esperança”, disse o responsável pela pastoral juvenil de Angra, o padre Norberto Brum.

O Papa Francisco na mensagem «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5, 8), para o Dia Mundial da Juventude, escreve que a vocação humana para o amor não se reduz ao “aspeto sexual”, o matrimónio não está “fora de moda” e a ecologia também é humana.

Em 2015 celebram-se 30 anos desde que o Papa São João Paulo II desafiou os jovens a viverem este dia nas suas dioceses no Domingo de Ramos, oito dias antes da festa da Páscoa.

IA/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top