D. João Lavador analisou o quadro parlamentar regional

Foto Lusa, Eleições Regionais dos Açores 2020

Angra do Heroísmo, 26 out 2020 (Ecclesia) – O bispo de Angra felicitou os deputados eleitos para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores, este domingo, e apelou ao “espírito de verdadeiro diálogo” para resolver os “os gravíssimos problemas que afetam a vida dos açorianos”.

“É nestas realidades concretas que todos os que compõem a Assembleia Legislativa são chamados a responder em espírito de verdadeiro diálogo”, disse hoje D. João Lavrador ao sítio “Igreja Açores”, da Diocese de Angra.

O bispo diocesano lembra que “há gravíssimos problemas que afetam a vida dos açorianos”, agora “dramaticamente aumentados pela pandemia”, que exigem “atenção e respostas adequadas”.

“Juntando os esforços e colocando o bem comum e a dignidade de cada ser humano como prioridades absolutas, teremos capacidade para dar resposta aos inúmeros problemas que afligem o Povo Açoriano”, afirmou.

O bispo de Angra salientou o facto da abstenção ter diminuído e apresentou uma “palavra de reconhecimento a todos os cidadãos dos Açores que se empenharam no futuro da sua Autonomia”.

“É de realçar o facto da abstenção, embora ainda muito elevada, ter baixado significativamente”, sublinhou.

Das eleições para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores, que decorreram este domingo com 13 partidos políticos candidatos aos 57 lugares do parlamento, resultou uma maioria relativa do PS, que elegeu 25 deputados, o PSD elegeu 21, o CDS-PP três, três partidos elegeram dois deputados (Chega, Bloco de Esquerda e PPM) e o Livre elegeu um deputado.

O bispo de Angra referiu que a “variedade de propostas ideológicas e políticas” dos vários partidos vai “refletir-se na composição da Assembleia Regional” e afirmou a “pluralidade de propostas e projetos” deve “colocar o bem comum como prioridade” procurando sair “mais enriquecida e caminhar para uma melhor promoção da Comunidade Açoriana”.

“Felicito todos os que intervieram no debate eleitoral, a todos os candidatos e seus líderes dos diversos partidos e a todos os que foram eleitos para representarem o Povo Açoriano na Assembleia Regional”, concluiu D. João Lavrador deixando “uma palavra de especial felicitação aos que mereceram a maioria dos votos do Povo Açoriano porque também terão a responsabilidade de governar nos próximos anos”, cidado pelo portal Igreja Açores.

PR

Partilhar:
Share