«Abusos» e reforma litúrgica: um ano de Sacramentum Caritatis

Cumpre-se hoje um ano sobre a publicação da Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Sacramentum Caritatis” (O Sacramento da Caridade), na qual Bento XVI recolheu as preocupações dos participantes no Sínodo de 2005 sobre a questão dos “abusos litúrgicos” e põe em evidência, também, a bondade da reforma litúrgica promovida pelo Concilio Vaticano II. Algumas dificuldades e abusos “não podem ofuscar a excelência e a validade da renovação litúrgica que contém riquezas ainda não plenamente exploradas”, escreveu. Bento XVI defende que “a simplicidade dos gestos e a sobriedade dos sinais, situados na ordem e nos momentos previstos, comunicam e cativam mais do que o artificialismo de adições inoportunas”. O documento representa um ponto marcante do ciclo iniciado no tempo de João Paulo II, com a publicação da encíclica “Ecclesia de Eucharistia” (2003), cujo capítulo V é dedicado ao “decoro da celebração eucarística” e da Carta Apostólica “Mane Nobiscum Domine” (2004). Em 2004, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou a Instrução “Redemptionis Sacramentum” (O Sacramento da Redenção), “Sobre algumas coisas que se devem observar e evitar acerca da Santíssima Eucaristia”. Entre os abusos que a Santa Sé pretendia evitar encontravam-se o excesso de protagonismo dos leigos durante as celebrações, a partilha da comunhão com não-católicos, a substituição das leituras bíblicas na Missa por outros textos, o hábito de os sacerdotes partirem a hóstia no momento da consagração, a exposição do Santíssimo em condições inadequadas ou a introdução de elementos não-cristãos na Liturgia Católica, entre outros. “Não se podem deixar passar em silêncio os abusos, da máxima gravidade, contra a natureza da Liturgia e dos Sacramentos, bem como contra a tradição e a autoridade da Igreja que subsistem em diversos âmbitos eclesiais nos nossos dias e comprometem a celebração litúrgica” é a tese central do documento. O debate sobre os abusos litúrgicos no Sínodo dos Bispos de 2005 constituiu a terceira parte deste processo. A violação das normas litúrgicas, praticadas por sacerdotes ou leigos, fez parte, sistematicamente, do debate dos padres sinodais. Alguns Bispos intervieram para protestar contra homilias longas, contra a distribuição da comunhão na mão dos fiéis e contra a presença de muitos concelebrantes para uma única liturgia. Houve queixas também sobre a realização de missas sem o povo de Deus, e sobre a falta de padres em paróquias com um grande número de fiéis. Algumas práticas pré-conciliares seriam recebidas de volta com agrado, de acordo com alguns padres sinodais: um Bispo da Bielorússia pediu que o sacrário voltasse a ter o “lugar central” nas igrejas e um prelado do Cazaquistão gostaria que “a Santa Sé estabelecesse uma norma universal segundo a qual o modo oficial de se receber a Comunhão fosse na boca e de joelhos; a comunhão com a mão deveria estar reservada ao clero”. Para estes e outros participantes no Sínodo, as “inovações litúrgicas” no mundo ocidental obscureceram de certo modo o aspecto da centralidade e o carácter sagrado da Eucaristia.

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