Media/Igreja: Responsáveis católicos debatem necessidade de aumentar «visibilidade digital»

Conselho das Conferências Episcopais da Europa promoveu encontro dedicado à área da Comunicação

Sófia, 10 jun 2017 (Ecclesia) – Os responsáveis pelos gabinetes de imprensa e porta-vozes dos episcopados católicos na Europa concluíram hoje na Bulgária um encontro dedicado ao setor da Comunicação em que se debateu a necessidade de promover a “visibilidade digital” da Igreja.

A reunião em Sófia foi promovida pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

Maciej Zurawski, da Escócia, apresentou a sua “catholic app”, realçando que se a “tecnologia muda o mundo” também pode mudar a forma como as pessoas se relacionam com a Igreja.

Para este especialista, o recurso ao mundo digital pode dar “mais visibilidade” às suas propostas na chamada “geração smartphone”.

O padre Francisco Dobos, da Roménia, falou sobre a relação entre jornalistas, ‘fake news’ e comunicação institucional.

“A melhor comunicação institucional é precisamente aquela que não é institucional”, defendeu, sublinhando a importância do “rosto humano” na comunicação, de apresentar “histórias” ao lado dos comunicados oficiais.

Martin Krama, da Eslováquia, informou os participantes do sucesso conseguido por um bispo com vídeos de 60 segundos sobre temas católicos, feitos apenas com a ajuda do telemóvel.

O padre José Gabriel Vera, da Conferência Episcopal Espanhola, apresentou por sua vez os projetos ligados ao financiamento da Igreja Católica e à prestação de contas dos montantes recebidos, por donativos diretos ou por consignação fiscal dos contribuintes.

Os trabalhos iniciados na quarta-feira abordaram as mudanças em curso na Secretaria para a Comunicação do Vaticano e de várias outras instituições católicas na Europa, incluindo uma apresentação do trabalho desenvolvido pela ECCCLESIA, em Portugal.

OC

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