Vaticano: Papa pede «serenidade e determinação», diz número dois da Secretaria de Estado

Responsáveis reagem a polémicas e falam em «medo» da renovação promovida por Francisco

Cidade do Vaticano, 04 nov 2015 (Ecclesia) – O substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, D. Angelo Becciu, revelou hoje que o Papa espera “serenidade e determinação” dos seus colaboradores, num momento em que se vive um novo escândalo de divulgação de informações confidenciais.

“Acabei de ver o Papa. As suas palavras textuais: vamos em frente com serenidade e determinação”, adiantou o número dois da Secretaria de Estado, através da sua conta na rede social Twitter.

A mensagem surge num momento em que se multiplicam as notícias sobre alegados escândalos no Vaticano, com a publicação dos livros ‘Via Crucis’, de Gianluigi Nuzzi, e ‘Avareza’, de Emiliano Fittipaldi, com relatos de oposição interna às reformas financeiras do Papa Francisco.

O secretário-geral da Conferência Episcopal Italiana (CEI), D. Nunzio Galantino, antigo bispo de Cassano, na Calábria, disse à ‘Tv2000’, canal do episcopado, que estes livros e a fuga de informação privilegiada constituem um “ataque à Igreja”.

“Com certeza que alguém está com medo do processo de renovação que o Papa Francisco está a levar por diante”, referiu o prelado.

Para este responsável, “alguns ataques são totalmente injustificáveis”, apontando o dedo aos autores das obras e às duas pessoas que foram detidas no início desta semana, monsenhor Lucio Angel Vallejo Balda e Francesca Chaouqui.

O sacerdote e a leiga foram respetivamente secretário e membro da Comissão relativa ao estudo e orientação sobre a organização das estruturas económico-administrativas da Santa Sé (Cosea), instituída pelo Papa em julho de 2013 e posteriormente dissolvida, após cumprir o seu mandato.

“Não se quer o bem de uma pessoa apunhalando-a pelas costas ou roubando-lhe conversas privadas, fazendo mal à Igreja”, observou o secretário da CEI.

D. Nunzio Galantino disse ter-se encontrado com o Papa no domingo, sem ter abordado este assunto, mas sublinha que não encontrou Francisco “particularmente amargurado”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top