Brasil: Universidades católicas debatem desafios da educação numa época marcada pela «pluralidade» cultural e religiosa

Congresso está inserido na semana missionária das jornadas mundiais da juventude e conta com a presença do padre José Tolentino Mendonça

Belo Horizonte, Brasil, 18 jul 2013 (Ecclesia) – Estudantes, professores, funcionários e gestores de universidades católicas de todo o mundo estão reunidos num congresso em Belo Horizonte, no Brasil, para refletirem sobre o seu papel num tempo marcado pela “pluralidade” cultural e religiosa.

A iniciativa, integrada na preparação das jornadas mundiais da juventude deste ano, entre 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro, é coordenada pelo Conselho Pontifício para os Leigos, em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Arquidiocese de Belo Horizonte.

Mais de duas mil pessoas vão ter a oportunidade de analisar e debater os desafios da educação católica nos “novos tempos”, marcados pela “concorrência” de “diversos universos simbólicos que procuram dar um significado global à existência das pessoas e estruturar suas vidas”, sublinha um comunicado da organização, publicado na internet.

Esta multiplicidade de “opções”, culturais, económicas, artísticas, técnicas, acrescentam aqueles responsáveis, teve “um efeito desestruturante sobre os saberes tradicionais, como a religião e a filosofia”.

Por outro lado, “um desses setores, o económico, configura-se como horizonte simbólico e sobrepõe-se aos demais, transformando tudo em mercadoria – inclusivamente as realidades espirituais”.

A nota explicativa do evento destaca ainda problemáticas como “a passagem de uma Igreja de cristandade para uma Igreja de diáspora”, o “enfraquecimento do universo simbólico cristão” e “a perda de plausibilidade das religiões, associada ou à secularização ou à capacidade destas de oferecerem um produto satisfatório e desejado”.

Deixa também um repto aos mais novos, encorajando-os a “continuar a investigação da verdade e do seu significado”, quer através “do exercício da profissão” ou no “diálogo” com os diversos setores da sociedade, quer “participando ativamente da vida eclesial”.

O Congresso Mundial das Universidades Católicas tem início marcado para as 20h00 (mais quatro horas em Lisboa) na Universidade Católica Pontifícia de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Entre os conferencistas previstos no programa, destaque para a presença do diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, da Conferência Episcopal Portuguesa, padre José Tolentino Mendonça, que é também vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa

Além dos tempos de debate, com eixos temáticos como “a fé e a crise de sentido”, a “espiritualidade e comunicação” e a “família, amizade e sexualidade”, o evento vai proporcionar aos participantes diversos “eventos culturais, oficinas, e minicursos”.

A conclusão do congresso, no domingo, vai coincidir com a cerimónia de encerramento da Semana Missionária de Belo Horizonte e com a missa de envio de milhares de jovens para as jornadas mundiais da juventude, que vão decorrer entre 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top