Multimédia: Portugal Acessível

http://www.portugalacessivel.com/

Esta semana apresentamos um sítio com especial atenção a pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida, que em Portugal se estima que sejam aproximadamente 8% a 10% da população. “O sítio Portugal Acessível, desenvolvido pela Associação Salvador, tem como missão ser o guia nacional de referência na disponibilização de informação sobre a acessibilidade física em diferentes tipos de espaços em Portugal, permitindo a interação e troca de experiências entre a comunidade de pessoas com deficiência motora. Ao mesmo tempo, pretende ser uma ferramenta de sensibilização junto de entidades públicas e privadas para a importância das acessibilidades”.

Ao digitarmos o endereço http://www.portugalacessivel.com deparamo-nos com um espaço virtual muito bem desenhado e desenvolvido, tendo em conta as normas internacionais de acessibilidade virtual (W3C), que deveria ser exemplo para a maioria, senão todos, os sítios. Na opção “quem somos”, podemos descobrir a missão e os objetivos, saber quem são os destinatários do sítio e qual a cobertura e abrangência pretendida com este trabalho. Em “seja um espaço acessível”, permite obter todas as informações sobre como transformar um espaço comercial acessível, quais os benefícios, os requisitos e os apoios existentes. É possível na opção “notícias”, obter todos os artigos noticiosos sobre esta temática e ainda consultar as newsletters relativas ao Portugal Acessível. No item “informações úteis” ficará a saber todas as informações necessárias para adaptar veículos, apoiar o emprego de pessoas com mobilidade reduzida, saber quais as associações na área da deficiência motora, os centros de medicina de reabilitação, as soluções especiais de tecnologias, a legislação relacionada com acessibilidades, etc.

Por último, destacamos o menu “guia completo”, onde pode obter “informação fidedigna sobre a acessibilidade física em diferentes tipos de espaços”. Desde alojamento, a espaços de cultura e lazer, praias, a restaurantes e transportes entre outros, fica com dados importantes sobre cada uma das sugestões. De referir que todos os espaços foram sujeitos a uma vistoria in loco por um elemento da associação Salvador, devidamente treinado para o efeito.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top