Índia: Igreja Católica apoia candidatura de arcebispo a Prémio Nobel da Paz

Lisboa, 08 jun 2011 (Ecclesia) – A Igreja Católica na Índia apoia a candidatura ao Prémio Nobel da Paz de D. Thomas Menamparampil, arcebispo de Guwahati, região no nordeste do país marcada por conflitos territoriais étnicos.

“Seria um legítimo reconhecimento do empenho e dedicação levado a cabo há mais de 25 anos para construir a paz e a harmonia”, disse à agência Fides o padre Joseph Babu Karakombil, porta-voz da Conferência Episcopal da Índia, citado pela Rádio Vaticano.

O arcebispo da diocese localizada 1900 km a leste de Nova Deli, que “há décadas” trabalha “incansavelmente pela paz, a reconciliação e a estabilidade”, é “reconhecido pelos líderes religiosos e civis locais”, sendo “apreciado em todo o país e em toda a Ásia”, sublinhou.

“Os bispos indianos apoiam com convicção” a candidatura do presidente da Conferência Episcopal do nordeste do país e responsável máximo da Comissão de Educação e Cultura dos bispos da Índia, acrescentou Joseph Karakombil.

O prelado de 74 anos, pertencente à congregação dos salesianos, também desempenha funções na Federação das Conferências Episcopais da Ásia, onde dirige a Comissão para a Evangelização.

A candidatura ao Nobel da Paz foi lançada pela revista italiana “O Boletim Salesiano”, depois de o arcebispo ter contribuído para a pacificação de pelo menos sete conflitos no nordeste da Índia.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top