Páscoa 2020: Bispo de Viana destaca possibilidades «únicas, inesperadas» de celebração em tempo de pandemia (c/vídeo)

D. Anacleto Oliveira sublinha que «há gente que está a dar a vida para que outros possam viver»

Viana do Castelo, 10 abr 2020 (Ecclesia) – O bispo de Viana Castelo enviou uma mensagem de Páscoa, através da Agência ECCLESIA, sublinhando que este ano, marcado pela pandemia de Covid-19, traz limitações e também novas possibilidades.

“Aproveitem a Páscoa, aproveitem-na nas limitações que ela tem, mas sobretudo nas possibilidade que ela dá. São únicas, inesperadas”, refere D. Anacleto Oliveira.

O responsável católico assinala que a fé cristã ensina que Deus “aproveita as fraquezas, os males, sempre para o maior bem, sempre para oferecer a sua salvação”.

Pessoalmente, o bispo de Viana fala de uma Páscoa “única”, retido em casa, acompanhando a vida da diocese, sobretudo a realidade dos centros sociais e paroquiais.

Há gente que está a sofrer, que está na solidão; há gente que está a dar a vida para que outros possam viver, possam recuperar a sua saúde, e isto não é mais do que a celebração, na própria vida, do mistério que celebramos”.

O tempo tem sido passado com dois colaboradores diretos, com celebrações litúrgicas, refeições e ao cultivo da horta, uma atividade nova que se tem revelado “uma agradável surpresa”.

O especialista tem ainda acompanhado a nova tradução da Bíblia, da Conferência Episcopal Portuguesa, trabalho de que é coordenador.

“Desejo a todos os cristãos da diocese, naturalmente a todos os cristãos do país, como membro da conferência episcopal, uma santa e feliz Páscoa”, conclui.

Ao longo da Semana Santa, a ECCLESIA publica mensagens em vídeo dos bispos portugueses, com a colaboração dos serviços diocesanos, a respeito da celebração da Páscoa em tempos de pandemia.

OC

A Agência Ecclesia agradece às várias dioceses o envio da gravação das mensagens pascais

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top