360 voluntários em missões de cooperação

360 voluntários de cerca de 50 entidades diferentes vão partir este ano em missões para sete países africanos, dois sul-americanos e Timor-Leste, com predominância para o mundo lusófono, integrados em acções de cooperação internacional.

Este é o segundo maior número de sempre, apenas superado pelos 381 voluntários que partiram em 2009.

De acordo com os dados revelados pela Fundação Evangelização e Culturas, da Igreja Católica, Moçambique é, à semelhança dos anos anteriores, o país para onde parte o maior número de voluntários – 121, o que equivale a 34% das partidas.

Cabo Verde ocupa a segunda posição e contará com a presença de 80 voluntários. Angola receberá 41, o Brasil acolherá 31 voluntários, a Guiné-Bissau recebe 28, Timor-Leste contará com 21 e São Tomé e Príncipe com 18.

Colômbia e Zâmbia acolherão 2 voluntários cada e a República Centro-Africana receberá 1 voluntário.

Este ano 317 voluntários (88%) estarão em missão entre 15 dias e 6 meses e 43 (12%) ficarão nos países em desenvolvimento por um período superior a 1 ano.

Quase um terço dos voluntários parte em missão pela segunda ou terceira vez, repetindo a experiência de anos anteriores.

Segundo a FEC, “há um número crescente de pessoas em idade adulta que opta por doar parte do seu tempo à vida missionária”, sublinhando ainda que o número de desempregados a partir em missões é “muito residual” (4%).

Do total de voluntários que parte por períodos longos, 31% opta por se desempregar “para poder responder de forma livre às exigências das acções de voluntariado a que se propõe”.

A maioria dos voluntários que parte este ano tem entre 18 e 25 anos (210, o que corresponde a 58% do total). No total, partirão em missão este ano 278 mulheres (77% ) e 82 homens (23%).

Em Portugal, existem cerca de 50 entidades que enviam voluntários em missão. Destas entidades fazem parte Grupos de Acção Social, ligados a Universidades, ONGD, IPSS, Associações, Institutos/Congregações Religiosas, Paróquias e Dioceses.

Um número significativo de voluntários realiza experiências missionárias em Portugal, sobretudo nos meses de Verão e, principalmente, em regiões do interior do País.

Desde 2003 que a Fundação Evangelização e Culturas, ao funcionar como Plataforma do Voluntariado Missionário, reúne os dados que contribuem para as estatísticas desta realidade que se tem vindo a consolidar ao longo dos últimos 22 anos em Portugal.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top