Hungria: papel do padre em debate

Encontro do Serviço Europeu das Vocações decorre de 1 a 4 de Julho

O papel do padre no desenvolvimento da vocação sacerdotal é o tema escolhido para o encontro deste ano do Serviço Europeu das Vocações (SEV), uma organização que junta os diversos directores nacionais responsáveis pelo serviço de vocações.

O encontro vai ter lugar na cidade húngara de Esztergom, entre os dias 1 e 4 de Julho, por iniciativa do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

O sacerdote português Jorge Madureira, secretário da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios, é o actual coordenador do SEV e teve a seu cargo os preparativos deste evento, em conjunto com o presidente do organismo, D. Wojciech Polach, Bispo Auxiliar de Gniezno, da Polónia.

O Secretário-geral adjunto do CCEE, Pe. Ferenc Janka, explicou os objectivos da reunião, ao relembrar as palavras do Papa durante a Vigília de Oração de 10 de Junho, na conclusão do Ano Sacerdotal, quando exortou todos os sacerdotes a viverem de forma convicta o seu ministério.

“De tal forma”, destacou o Pe. Janka, “que os jovens possam dizer que este é um verdadeiro chamamento vocacional, que é possível viver desta maneira e que é possível fazer coisas boas pelo mundo”.

“Penso que nenhum de nós se teria tornado padre se não tivéssemos conhecido padres convictos, inflamados por um grande amor a Cristo. Que todos nós saibamos lutar para sermos padres convictos. Foi por isto que decidimos reflectir acerca do papel do padre enquanto gerador de vocações”, explicou.

Este responsável acrescentou ainda que “que o testemunho do padre, através da sua resposta diária ao chamamento de Deus, poderá ser o primeiro passo para que os jovens percebam que vale a pena apostar numa vida posta ao serviço de Deus e das pessoas”.

No decurso do evento, terão lugar um conjunto de intervenções por parte de peritos europeus. D. Jean-Louis Bruguès, Secretário da Congregação para a Educação Católica, vai fazer uma intervenção acerca do testemunho do padre nas sociedades europeias, onde a escassez de sacerdotes se nota cada vez mais, de dia para dia.

Cada tópico será introduzido por uma intervenção, seguida de um tempo amplo de debate, onde o objectivo será destacar as virtudes e os problemas encontrados nas comunidades cristãs da Europa.

Haverá também espaço para a oração e para a celebração diária da eucaristia. No dia 4 de Julho, Domingo, a Missa será celebrada junto da comunidade local de Esztergom, presidida pelo Cardeal Péter Erdo, Arcebispo de Budapeste e presidente do CCEE.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top