YOUCAT: «Ferramenta de referência» para a Pastoral Juvenil

Novo catecismo jovem da Igreja Católica é apresentado hoje, às 18 horas, no auditório da Igreja de São João de Deus, em Lisboa

Lisboa, 13 abr 2011 (Ecclesia) – O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) considera que o catecismo «YOUCAT» “é uma ferramenta que passará a ser, de hoje em diante, uma referência no trabalho de formação com os jovens”.

“É uma proposta absolutamente inédita de adaptação do conteúdo doutrinal da Igreja” sublinha o padre Pablo Lima, em declarações ao Programa ECCLESIA desta segunda-feira, destacando uma linguagem de fé “próxima à forma de viver dos jovens”, que poderá ser muito útil, “tanto no trabalho direto como na preparação de textos formativos”.

O novo Catecismo Jovem da Igreja Católica, criado no contexto das Jornadas Mundiais da Juventude que vão decorrer em Madrid, entre 16 e 21 de agosto deste ano, está organizado quase como um “texto interativo”, permitindo aos mais novos rapidamente completarem a sua leitura com outros conteúdos.

“Nós sabemos que os jovens de hoje não são de ler grandes textos, se o jovem estiver interessado em aprofundar, tem sempre uma ligação onde pode procurar com mais pormenor” explica a irmã Helena Oliveira, do DNPJ.

Os jovens são “destinatários” mas também foram “construtores” deste projeto, que começou em 2005, após as Jornadas Mundiais de Colónia, na Alemanha.

Durante quatro anos, um grupo de 50 jovens reuniu-se periodicamente com teólogos, professores de religião moral e especialistas de pedagogia, formando uma comissão preparatória liderada pelo cardeal austríaco Christoph Schönborn, que tinha sido secretário editor do Catecismo da Igreja Católica.

[[v,d,1961,]]Depois de aprovado pelo Vaticano, a publicação será lançada mundialmente, em 10 línguas diferentes, no próximo dia 17 de abril, domingo de Ramos.

Até lá, destaque para a apresentação oficial da publicação em Portugal, marcada para hoje, às 18 horas, no auditório da igreja de São João de Deus, em Lisboa.

A iniciativa, que contará com a presença do cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, estará a cargo da Paulus Editora (PE), que detém os direitos de publicação do YUOCAT para toda a comunidade lusófona.

“É inegável que o desafio da Igreja hoje é a transmissão da fé, não só a nível familiar mas a nível eclesial também” realça o diretor da PE, padre José Carlos Nunes.

Assente em quatro estruturas – “em que cremos, como celebramos os mistérios cristãos, a vida em Cristo, como devemos orar” -, o novo catecismo deverá “habilitar os cristãos para poderem não só viver mas testemunhar a sua fé enquanto tal”.

“É um desafio para a vida” aponta o padre José Carlos Nunes, para quem os jovens estão preparados porque se “interessam pela fé e não estão alheados do sentido da vida”.

PTE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top