Voto de congratulação pela beatificação da Irmã Maria Clara

A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), reunida em Assembleia Geral em Fátima, nos dias 17 e 18 de maio, manifesta a mais profunda alegria pela beatificação da Irmã Maria Clara do Menino Jesus, fundadora das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, no próximo dia 21 em Lisboa. Trata-se de um acontecimento de plena relevância espiritual para toda a Igreja, para esta Congregação e para a Vida Religiosa em Portugal.

A Assembleia exprime ainda o mais vivo reconhecimento pelo legado espiritual do carisma da hospitalidade deste Instituto e pelo precioso e dedicado serviço que tem prestado à Igreja e, mais especificamente, aos vários organismos da CIRP, a nível nacional e local. Esta abertura à intercongregacionalidade e à comunhão ganha renovado significado neste momento em que se procede à mudança dos órgãos de direção que vão dinamizar e coordenar a vida da CIRP no próximo triénio, cargos a serem exercidos com humildade e competência, de modo a não se abafar os novos ventos do Espírito, que exigem constante e aprofundada renovação, sempre na leitura atenta dos sinais dos tempos.

Que o modelo de santidade agora apresentado à Igreja e ao mundo na pessoa da bem-aventurada Irmã Maria Clara do Menino Jesus inspire a vida quotidiana de todos aqueles e aquelas que querem continuar a ser fiéis e felizes no seguimento de Jesus Cristo.

Que a bem-aventurada Maria Clara, rosto da ternura e da misericórdia de Deus, nos ajude a ser servidores alegres e testemunhas apaixonadas de Cristo ressuscitado.

Fátima, 18 de maio de 2011
Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal

Partilhar:
Share