Vila Real: Novo bispo vai ser «proclamado e acolhido» este domingo

D. Amândio Tomás já aproveitou para saudar os fiéis, pedindo-lhes «solicitude e corresponsabilidade» na transmissão da fé

Vila Real, 18 mai 2011 (Ecclesia) – O novo bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, vai entrar em funções já este domingo, numa celebração eucarística de “proclamação e acolhimento”.

A cerimónia, marcada para a Sé local, às 18 horas, terá também presente uma “ação de graças” pelos 20 anos de episcopado de D. Joaquim Gonçalves, que aos 75 anos deixa a liderança da diocese por ter atingido a idade limite prevista pelo direito canónico.

Num comunicado enviado esta quarta-feira à Agência ECCLESIA, D. Amândio Tomás sublinha que se apresenta para a nova função “ciente da sua fraqueza”, mas pronto para “em nome do Senhor, lançar as redes, abraçar o arado e a cruz” e levar o “precioso tesouro da fé” à sua nova comunidade eclesial.

No entanto, “o bispo nada consegue sem os Padres, Religiosos e Fiéis” avisa o prelado, que pede a todos “amizade e solicitude” para seguir o caminho proposto pelo próximo Sínodo dos Bispos, “a nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.

“A Igreja é, em si, mistério, lugar e escola de comunhão e deve apostar no caminho sinodal, na corresponsabilidade, no trabalho em rede, na pastoral de conjunto, na solidariedade e fraternidade vivida e experimentada” sublinha D. Amândio Tomás.

O prelado adianta ainda que “em data oportuna terão lugar assembleias do clero e do fiéis, para ver o que fazer e como fazer, para tornar Cristo conhecido e amado”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top