Voluntariado: Serviço gratuito não substitui postos de trabalho

Vila Nova de Famalicão, Braga, 18 mai 2011 (Ecclesia) – O voluntariado não pode ser aproveitado para substituir postos de trabalho, defenderam os participantes num colóquio organizado pela Comissão Social das freguesias de Antas e Calendário (CSIFAC), concelho de Vila Nova de Famalicão.

A iniciativa, intitulada “Ser Jovem Voluntário. Como? Porquê?”, integrou-se no Ano Europeu do Voluntariado, que se assinala em 2010, refere uma nota de imprensa da CSIFAC enviada à Agência ECCLESIA.

Os participantes, reunidos em Calendário, 350 km a norte de Lisboa, concluíram que “o voluntariado é sempre uma ‘mais-valia’ que ajuda a reforçar a capacidade interventiva das instituições e a melhorar a qualidade de vida das pessoas apoiadas”.

Durante a sessão refletiu-se sobre o voluntariado, “situando-o nos dias de hoje, como se pode fazer melhor, como identificar os locais mais necessitados que careçam de intervenções, bem como discernir o que é preciso para ser voluntário”, indica o comunicado.

O encontro, que reuniu intervenientes de diferentes gerações, contou com a participação de representantes da CSIFAC, Agrupamento das Escolas de Calendário, Associação Dar as Mãos, Associação Juvenil Yupi e Serviços Sociais da autarquia famalicense.

O programa incluiu a apresentação das experiências de voluntariado realizadas neste ano letivo por alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão), iniciativa que, à semelhança de outras similares, deve ter “uma atenção especial” da sociedade.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top