Voluntariado: Jovem dinamiza rádio e jornal em diocese moçambicana

Projeto vai estar centrado durante oito meses na cidade de Lichinga, na região norte do país

Lisboa, 22 jul 2011 (Ecclesia) – Catarina Ramalheira, da diocese de Lisboa, vai partir para a diocese moçambicana de Lichinga para ajudar a fundar um jornal local e animar as populações com um programa de rádio.

“Posso levar sorrisos às caras das pessoas, tocar guitarra para cantar com os miúdos, dar um bocado de mim para eles me conhecerem e às pessoas da Europa” destaca a jovem de 21 anos, em entrevista ao Programa da Igreja Católica na Antena 1.

Para esta finalista do curso de ciências da comunicação, ajudar os outros não é uma novidade, já que tem uma caminhada de 14 anos no escutismo e integra as atividades da Juventude Dehoniana, onde a atenção ao próximo é premissa fundamental.

No entanto, depois de tomar contacto com experiências missionárias além-fronteiras, decidiu “desafiar-se a si própria fora do país”, aceitando o convite endereçado pelo bispo de Lichinga, D. Elio Greselin.

[[a,d,2228,emissão (20-07-2011) ]]

“Pensava que ia construir uma biblioteca ou dar aulas de inglês, português ou informática, mas no fundo vou fazer algo relacionado com a minha área, contactar com várias aldeias e cidades”, refere Catarina Ramalheira, que espera trazer de volta “muitas memórias”.

A diocese de Lichinga, criada em 1963, abrange a província de Niassa, que apesar de ser a maior do país é também a mais desertificada.

A jovem será acolhida por uma instituição religiosa e o dia a dia vai dividir-se entre o trabalho jornalístico e a participação em atividades de ocupação de tempos livres, numa escola com cerca de 250 alunos.

PRE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top