Voluntariado: Escuteiros apostam no Ano Europeu

Movimento católico juvenil dedica programa de 2011 a temas como a educação para o serviço e a missão do cristão, no apoio à sociedade

Lisboa, 11 Jan (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) dedica o seu programa de 2011 ao Ano Europeu do Voluntariado, privilegiando temas como a educação para o serviço e a missão do cristão, no apoio à sociedade.

O tema é abordado por Pedro Duarte Silva, secretário nacional pedagógico do CNE, num dos textos que compõem o dossier do semanário «Agencia ECCLESIA», hoje publicado.

“Sabemos que vivemos da vontade de muitos, sabemos que contribuímos para a formação da vontade futura de muitos mais” realça o dirigente escutista. “Por isso”, acrescenta, “assumimos o lema «Voluntários na Educação/Educamos no Voluntariado»”.

De entre as várias actividades previstas e já aprovadas pela Junta Central do CNE, destaque para uma campanha de promoção da Boa-Acção entre os jovens, “como primeira forma de voluntariado” e o desenvolvimento de “iniciativas promotoras e formativas do voluntariado” dentro dos Centros Escutistas.

Realce ainda para a utilização do jornal oficial do CNE, “Flor-de-Lis” para a publicação de textos sobre o voluntariado e a missão dos leigos cristãos.

A nível institucional, o CNE pretende estabelecer uma relação mais pró-activa com as entidades que estão envolvidas nesta área de apoio social, como a Confederação Portuguesa do Voluntariado ou a Protecção Civil.

“O Programa Educativo que o Corpo Nacional de Escutas propõe aos jovens, pelo espírito de serviço e gratuitidade que procura inculcar, constitui uma significativa escola de voluntariado” assinala Pedro Duarte Silva.

Todos aqueles que quiserem acompanhar estes e outros projectos do CNE, no contexto do Ano Europeu do Voluntariado, terão sempre “uma janela aberta” através de um novo website, especialmente criado para este efeito.

Fundando em 1923, o Corpo Nacional de Escutas é a maior associação juvenil portuguesa, inserida e enquadrada no maior movimento juvenil mundial.

Actualmente, conta com um cerca de 57 mil jovens e 9 mil adultos, espalhados por cerca de 1100 agrupamentos por todo o país.

Trata-se de uma associação de juventude sem fins lucrativos, não política e não governamental, destinada à formação integral de jovens dos 6 aos 22 anos de idade, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top