Viseu deu a conhecer S. Paulo

De desconhecido, tornou-se um «verdadeiro modelo missionário» – disse o bispo

Na celebração do Ano Paulino, a figura de S. Paulo tornou-se "mais conhecida" – realçou o bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, à Agência ECCLESIA. Nesta diocese só existem duas paróquias que têm como padroeiro S. Paulo, uma no Arciprestado de Mangualde e outra em Penalva do Castelo. De desconhecido, tornou-se um "verdadeiro modelo missionário" – referiu o prelado

Ao fazer o balanço deste ano – de 29 de Junho de 2008 a 29 de Junho de 2009 – promovido por Bento XVI, D. Ilídio Leandro realça que na diocese se realizaram vários encontros paulinos – tanto de leigos como de sacerdotes – e S. Paulo "foi uma referência permanente".  Ontem, na homilia da celebração de encerramento do Ano Paulino, o bispo de Viseu apelou para que "não fosse um encerramento de todo um conteúdo Paulino, mas o encerramento celebrativo do ano".

A data de 25 de Janeiro – dia da conversão de S. Paulo – ficou n memória do pastor de Viseu. "Foi uma celebração muito empenhada". Nos vários arciprestados, a formação dos leigos foi orientada para a figura de S. Paulo. "Realizaram-se várias peregrinações às paróquias Paulinas" –  frisou.

Neste ano pastoral, o bispo de Viseu promoveu um encontro dos crismados. Organizado pelo secretariado da pastoral da juventude e da educação cristã prepararam o referido encontro que congregou várias centenas de jovens que completaram os sacramentos da iniciação cristã. "Realizaram-se catequeses – sete passos de S. Paulo – e no dia 30 de Maio (Vigília de Pentecostes) os jovens caminharam com o apóstolo na cidade de Viseu" – afirmou D. Ilídio Leandro.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top