Bases para o Instituto Superior de Teologia do Centro

Em Coimbra ou Viseu? Primeiros passos para o nascimento do instituto. Os bispos das quatro dioceses (Viseu; Guarda, Lamego e Bragança) e as respectivas equipas formadoras dos seminários com seminaristas no Instituto Superior de Teologia de Viseu estiveram reunidos naquela cidade para avaliar o ano académico. O anfitrião, D. Ilídio Leandro, disse à Agência ECCLESIA que o aproveitamento dos alunos "foi normal", mas lamentou "as faltas às aulas". E acrescenta: "eles vivem na casa onde se faz o ensino"

Explicações para esta ausência são desconhecidas porque "não falámos com os alunos sobre isso" – referiu. Segundo as equipas dos seminários, os alunos aproveitam o conjunto de circunstâncias – a cadeira, o professor ou hora – para "faltarem às aulas".

Nesta reunião, os presentes reflectiram também sobre a possibilidade de um Instituto Superior de Teologia do Centro. Em Viseu, a fórmula actual "não satisfaz". Os alunos estão em Viseu de segunda a quinta-feira para aproveitamento académico, mas o seminário é na sua diocese concreta. "Na quinta-feira uns vão para a Guarda e outros vão para Lamego" – sublinhou o Bispo de Viseu. E acrescenta: "Os de Bragança ficam" devido à distância.

Na linha de resolver esta questão, D. Ilídio Leandro refere que tem existido reflexões com o Instituto Superior de Teologia de Coimbra. "Vermos até que ponto – por falta de alunos, necessidade de melhorar o ensino, capacitar mais o corpo docente – será possível – com a aprovação da Faculdade de Teologia – constituir um centro único, unindo Viseu e Coimbra" – disse D. Ilídio Leandro. E conclui: "fazer dos dois institutos um só".

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top