Reunião dedicada ao próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais e à sucessão episcopal na diocese

Viseu, 10 mai 2018 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu vai promover hoje um encontro entre o atual bispo, D. Ilídio Leandro, e a imprensa, tendo como temas o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais e a sucessão episcopal.

O Papa Francisco nomeou a 3 de maio D. António Luciano Santos Costa como bispo de Viseu, aceitando o pedido de renúncia apresentado por D. Ilídio Leandro, por motivos de saúde.

O encontro com a Comunicação Social tem início marcado para as 18h00, no salão da Casa Episcopal, apresentando a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2018, que se celebra a 13 de maio.

“Para além da apresentação da Mensagem, D. Ilídio Leandro aproveitará este encontro para falar da sua sucessão”, assinala uma nota enviada à Agência ECCLESIA pelo Gabinete de Informação Diocesano.

O Papa Francisco dedica ao tema das ‘fake news’ a sua mensagem para o 52.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, propondo um jornalismo ao serviço da paz e das pessoas.

O texto tem como título “«A verdade vos tornará livres (Jo 8,32)». Fake news e jornalismo de paz”.

“Hoje, no contexto duma comunicação cada vez mais rápida e dentro dum sistema digital, assistimos ao fenómeno das notícias falsas, as chamadas fake news”, explica o Papa.

Francisco convida a prevenir a difusão destas notícias falsas e a “redescobrir o valor da profissão jornalística”, sublinhando a responsabilidade pessoal de cada um na “comunicação da verdade”.

A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais está destaque nas emissões do programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública (22h45), até sexta-feira.

OC

Partilhar:
Share